Nasa revela fotos de Cérbero, a última das luas de Plutão

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/10/2015 às 13:54

pluto

A Nasa anunciou nesta sexta (23), Cérberos, a última das luas de Plutão. As imagens foram obtidas pela sonda New Horizons, que realizou este ano um encontro histórico com o distante planeta-anão após 10 anos de viagem.

Segundo a Nasa, a menor das luas do Plutão, é ainda menor do que os cientistas suspeitavam e sua superfície reflexiva indica que o satélite possa ser coberto por água congelada. Mas o mais curioso de Cérbero é seu formato curioso, com um lado maior que o outro.

Os cientistas acreditam que ele foi formado pela fusão de dois corpos celestes menores. O lado maior tem aproximadamente oito quilômetros e o menor, cerca de 5 km.

A imagem colorida de Plutão, divulgada pela Nasa. (Divulgação). A imagem colorida de Plutão, divulgada pela Nasa. (Divulgação).

Cérberos já era conhecido pela Nasa através de fotos do telescopio espacial Hubble, mas só agora foi possível entender melhor seu formato e características. Uma das teorias derrubadas graças à New Horizons foi a de que Cérberos era escuro. Agora sabemos que o satélite é bem claro e reflexivo.

Abaixo um infográfico da Nasa sobre as luas de Plutão.

plutao7