Ilha de Inovação: evento discute projetos em energia solar e eólica em Pernambuco

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 22/10/2015 às 10:02
Potencial da energia eólica em debate. Foto: Wikimedia Commons.
Potencial da energia eólica em debate. Foto: Wikimedia Commons. FOTO: Potencial da energia eólica em debate. Foto: Wikimedia Commons.

Potencial da energia eólica em debate. Foto: Wikimedia Commons. Potencial da energia eólica em debate. Foto: Wikimedia Commons.

Empresas nordestinas apresentam projetos para fontes de energia renováveis no evento Ilha de Inovação, criada pela Fimmepe/Forind na 21ª edição da Fimmepe Mecânica Nordeste, uma Feira da Indústria Mecânica, Metalúrgica e de Material Elétrico de Pernambuco, que acontece de 20 a 23 de outubro, no Centro de Convenções. Entre as iniciativas, estão serviços e produtos que permitem o consumidor diminuir os gastos com a conta de energia.

A Ilha de Inovação também apresentará projetos para captação de energias solar e eólica. Especializada em energia solar, a Globalsun nasceu da necessidade de se popularizar a geração e consumo de renováveis. “Hoje vivemos um cenário extremamente propício ao uso da energia solar, onde as contas de energia estão cada vez mais altas e os custos com a tecnologia fotovoltaica estão bastante atraentes”, coloca o CEO da Globalsun, Pedro Nunes, que comanda a jovem empresa, fundada em 2014.

Com a proposta para que o consumidor ‘produza sua própria energia’, a Santrix S/A é uma empresa que fabrica aerogeradores de baixa potência, distribui painéis fotovoltaicos e instala plantas eólicas e solares.

A Celpe também contempla a Ilha de Inovação, promovendo um serviço de consultoria, especialmente para clientes corporativos. “Estamos aqui para ajudar a empresa a fazer uma avaliação completa e personalizada do consumo de energia no empreendimento, com a escolha da melhor tarifa e serviços. Isso gera mais economia e produtividade”, propõe a gerente de relacionamento da Celpe, Ana Flávia Câmara.

Para o pequeno empreendedor e visitante da Fimmepe/Forind, José Aldo, membro da Cersil – Cooperativa de Energia, a Ilha de Inovação surpreende pela quantidade de empresas que promovem a eficiência energética e soluções rentáveis. "Em nossa cooperativa, procuramos sempre tentar economizar cada vez mais. Agora passamos a conhecer e nos relacionar com empresas que podem nos ajudar a solucionar a questões que envolvem a produção de energia renovável”, destaca.