Aplicativo traz teclado de GIFs para usar no WhatsApp ou Messenger

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/10/2015 às 14:13

GIFs se tornaram uma forma popular para uma pessoa expressar na internet como se sente quando está em uma determinada situação. Pensando nisso, a empresa americana Riffsy lançou o Gif Keyboard, um app que pode ser usado junto com programas de bate-papo, como o Messenger e o WhatsApp.

O aplicativo, que chegou ao Brasil nas últimas semanas e negocia com grandes empresas para ter conteúdo localizado, funciona de uma forma parecida com os emojis. Depois de baixar o app e liberá-lo nas configurações do celular - ele dá os comandos para isso de forma quase automática - funciona como um novo teclado nas ferramentas de mensagens instantâneas.

Ao acessar um desses programas - como o Messenger ou o WhatsApp - é preciso dar um comando fornecido pelo aplicativo. Pode variar entre escrever ".gif" ou fazer o sinal de hashtag (#). E ele apresentará o menu das animações que podem ser enviadas. Daí é só escolher a imagem que melhor representa o seu humor e mandá-la para os amigos. Dá para selecionar conteúdo de grandes empresas, como do filme "Minions", por exemplo, ou digitar "tristeza", para que o programa mostre opções de imagens com gente triste.

É possível realizar as pesquisas em português ou inglês, embora alguns ajustes sejam necessários. Em um teste feito pela reportagem, ao procurar por "beijinho no ombro", o Gif Keyboard mostrou tanto o sinal para as recalcadas quanto pessoas gritando "no", por causa da palavra no meio da expressão.

No teste feito no WhatsApp, o aplicativo demorou alguns segundos para preparar e enviar o GIF desejado, que é mandado em forma de um breve vídeo. Algumas vezes, o programa fechou sem explicação -"crash"-, e a animação não chegou ao destinatário.

Segundo o presidente-executivo da empresa, David McIntosh, a escolha de lançar um teclado de GIFs é porque as pessoas estão pensando cada vez mais visualmente, ao mesmo tempo que elas não têm paciência para assistirem a vídeos longos quando estão no celular.

"A comunicação já está muito visual", disse McIntosh em entrevista à reportagem. "Então se as pessoas estão pensando em alguma imagem, como levantar o dedão para cima para curtir alguma coisa, agora elas podem mostrar isso por imagem", afirmou.

"Nós decidimos que um vídeo de dois ou três segundos no celular é igual a dois ou três minutos na web. Vídeos nos telefones móveis precisam ser curtos e sobre sensações humanas", continuou.

riffsy

Gratuito

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado tanto para iOS quanto para Android. Em breve, o chat do Facebook na web também vai oferecer a opção dos GIFs para usuários em todo o mundo. A Riffsy não tem interesse em cobrar dos usuários.

"Ninguém precisa pagar para usar a linguagem, o português ou o inglês", diz. "Em termos de monetização, nós estamos trabalhando com os estúdios de filmes, então eles nos dariam dinheiro para usar nossa plataforma para divulgar trailers e filmes e outros detalhes."

O próximo projeto da empesa é localizar os GIFs, isto é, 30 pessoas estão trabalhando para traduzi-los de acordo com a cultura de cada país, além de negociar conteúdo exclusivo co