87% dos aparelhos Android estão vulneráveis a ataques, diz estudo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 14/10/2015 às 15:31

Reprodução. Reprodução.

Um novo relatório apontou que cerca de 87% dos dispositivos Android estão expostos a alguma vulnerabilidade. O estudo foi feito pela Universidade de Cambridge, nos EUA. Eles analisaram a segurança do sistema instalado em smartphones e tablets dos principais fabricantes à venda.

Entre as marcas analisadas estão a LG, Samsung, Sony, Motorola e HTC, bem como o Nexus, do próprio Google. Usuários convidados para a pesquisa instalaram um aplicativo que monitorava as atualizações do sistema.

Para chegar ao resultado a empresa analisava o tempo que cada dispositivo levava para corrigir uma falha de segurança. Também foi calculado o número de falhas a cada versão do sistema.

Dentre os aparelhos Android os mais seguros são os da linha Nexus, do Google. Em segundo lugar estão os modelos da LG, seguido de Motorola, Samsung, Sony e HTC. O relatório completo pode ser visto no Ars Technica. Junto com o estudo, a Universidade de Cambridge disponibilizou uma ferramenta gratuita que checa a vulnerabilidade dos aparelhos Android: androidvulnerabilities.org/.