Huawei inaugura no Brasil centro de testes para transmissão em 4G e vídeos 4K

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 13/10/2015 às 7:08

Centro de testes da Huawei, em SP. (Divulgação). Centro de testes da Huawei, em SP. (Divulgação).

SÃO PAULO - A Huawei lançou em São Paulo o primeiro Centro de Inovação e Integração de Soluções para Clientes (CSIC, na sigla em inglês) na região da América Latina, em São Paulo. O espaço permite que clientes visualizem em tempo real o impacto de aplicações e serviços em suas soluções. Entre as tecnologias presentes no centro estão transmissões de vídeo em 4G, streaming em 4K, computação em nuvem e terminais, entre outros.

LEIA MAIS

Brasil fica atrás no ranking de conectividade

O centro ocupa um espaço no prédio da Huawei em São Paulo e possui diversas salas que ajudam a simular a performance das novas tecnologias na prática. Entre os módulos estão uma réplica de uma sala de estar para testar transmissões em 4K e uma mesa com TVs de videoconferência.

“Estamos animados em colaborar com o crescimento da indústria de TIC no Brasil", disse Huang Hailin, Vice-Presidente de Marketing e Soluções da Huawei do Brasil. "Estamos comprometidos em promover a adoção dessas tecnologias no País". Este centro é parte de um dos acordos de cooperação assinados pela presidente Dilma Rousseff com o primeiro-ministro chinês Li Keqiang, em maio deste ano. A Huawei, que já atua há 16 anos no Brasil, assinou acordos para capacitação tecnológica e transferência de tecnologia. A companhia possui escritório no Recife e inaugurou este ano um novo datacenter no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

A plataforma global de experimentação da Huawei já foi inaugurada em outros países e foi resultado de diversas pesquisas realizadas pela Huawei, hoje uma das maiores empresas de TI do mundo. "Nossos clientes brasileiros poderão simular arquiteturas e ambientes reais de uma operadora comum, o que deve trazer mais agilidade nos processos e qualidade para os produtos”, disse Sergio Battaglia, consultor de negócios da Huawei. O montante de investimentos não foi divulgado.

CIDADES INTELIGENTES - A Huawei também anunciou uma parceria com a PUC-RS para desenvolver pesquisa e desenvolvimento em cidades inteligentes. A Smart City Innovation Center, localizado em Porto Alegre, terá estrutura para testes e provas de conceitos que tragam melhorias ao cotidiano da cidade. As áreas de Saúde e Educação também estão comtempladas com projetos do Centro. A iniciativa, que conta com o apoio da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e do Centro Integrado de Comando da Prefeitura de Porto Alegre (Ceic).

* Viajou a convite da Huawei.