Peeple, app para fazer avaliações de pessoas, já causa polêmica antes do lançamento

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/10/2015 às 14:58

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

Um novo aplicativo promete causar nova polêmica no mercado de tecnologia. Trata-se do Peeple, um app que ajuda a avaliar qualquer pessoa. Ele ainda não foi lançado oficialmente, mas já teve sua mecânica de uso divulgada. Muitos já o chamam de "Yelp para pessoas".

LEIA MAIS

Secret encerrou atividades após polêmicas

MP investigou apps Lulu e Tubby

O que fazer em casos de calúnia e difamação

O usuário pode classificar outras pessoas e dar notas, que vão de uma a cinco estrelas, além de adicionar comentários. As avaliações são divididas em categorias, como "pessoal, profissional, romântica", etc.

Quem se cadastrar no Peeple ficará sob o escrutínio dos usuários e não poderá mais sair - a menos que viole os termos de uso e condições.

“As pessoas fazem tantas pesquisas quando compram carros ou fazem outras decisões”, disse Julia Cordray, uma das fundadoras do app, ao jornal Washington Post. “Por que não fazer o mesmo tipo de pesquisas em outros aspectos da nossa vida?”

O debate sobre a ética do aplicativo já começou e ganhou comparação com outros apps controversos como o Lulu e o Secret.

peeple2

Para impedir o bullying, o app diz que vai permitir o cadastro apenas de pessoas que vincularem o perfil do Facebook para fazer o login. A conta também precisa ter mais de um ano de vida. Além disso será necessário fornecer um número de telefone válido.

Os comentários negativos aparecem para todos após dois dias que a pessoa os recebe. Desta forma será dada a chance do usuário contestar a avaliação ruim. Já os reviews positivos são postados automaticamente.

O Peeple será disponibilizado no final de novembro, apenas para iOS. Por enquanto apenas habitantes de de São Francisco, nos EUA, e Calgary, no Canadá poderão usar o app. Com o tempo outras cidades serão adicionadas.

Nesta segunda o site Mashable mostrou que o aplicativo entrou em uma misteriosa hibernação, talvez dada a repercussão negativa do anúncio. A criadora Cordray, no entanto, diz que ele ainda está em desenvolvimento. Já o site Snoples, especializado em desmascarar histórias falsas, diz que o Peeple é fake. Só saberemos a resposta no próximo dia 12 de outubro. Verdade ou mentira, o que sabemos até aqui que trata-se da pior e mais assustadora ideia para um app já criado até hoje. [Via Wired, TNW]

https://twitter.com/GregStolze/status/649570571919888384