Empreenda: conheça as incubadoras e aceleradoras de empresas em Pernambuco

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/10/2015 às 17:34

Reprodução/Digitalip.com. Reprodução/Digitalip.com.

selo-materia-10h

Pernambuco criou uma vocação empreendedora nos últimos anos, sobretudo relacionado à tecnologia da informação (TI) e economia criativa. Isso pode ser percebido pelo grande número de empresas abrigadas no Porto Digital. As universidades federais e centros de tecnologia como o Itep também colaboram para o fomento de novos projetos e empresas.

Como mostra a recente pesquisa do Data Popular, 28% dos brasileiros sonham em abrir o próprio negócio. Esse desejo perde apenas para a casa própria.

O mesmo estudo mostrou que 78% das pessoas que querem empreender já estão se preparando para abrir o negócio. Apesar dos desafios e da grande concorrência, Pernambuco conta com incubadoras e aceleradoras que auxiliam o desenvolvimento de empresas em fase inicial. Esses espaços contam com mentoria, infraestrutura como internet e salas de reunião, cursos de capacitação, além de ajudar a montar uma rede de contatos.

O interior da Jump. Foto: Divulgação. O interior da Jump. Foto: Divulgação.

O MundoBit desenvolveu um guia para ajudar os novos empreendedores.

CESAR.LABS

O programa de aceleração do Cesar, no Recife, atende empreendimentos em diferentes estágios de maturidade – desde a ideia em sua fase conceitual, até empresas que já atuam no mercado. Os interessados podem submeter suas propostas por meio do site da aceleradora www.cesarlabs.com.

NECTAR (Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Artes)

O Nectar foi fundado em 2001 por professores da UFPE. Reúne competência específica para empreender em praticamente todas as áreas de conhecimento. Fica no Engenho do Meio e tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do estado de Pernambuco. As inscrições acontecem pelo site.

Pernambuco Criativo

A Pernambuco Criativo é a oitava incubadora inaugurada pelo programa do Ministério da Pernambuco Criativo, Rede de Incubadoras Brasil Criativo e está localizada dentro do Centro de Convenções da UFPE. A ideia é fornecer formação e infraestrutura para negócios criativos. Serve também de apoio ao empreendedorismo de alunos. O Facebook e o site oficial da instituição trazem mais detalhes de cursos e convocatórias.

POSITIVA

Também na UFPE, o POSITIVA é um órgão que se "destina a apoiar empreendimentos de base tecnológica, nas fases de instalação, crescimento e consolidação de suas empresas, propiciando-lhes ambiente e condições de funcionamento apropriados, atuando como promotora da inovação para desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da sociedade regional e nacional a partir da formação de uma cultura empreendedora na UFPE". Mais detalhes sobre submissão de projetos e infraestrutura podem ser obtidas pelo email: [email protected].

Incubatep

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Pernambuco (Incubatep), faz parte do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). Seu grande diferencial é possuir representações no Interior do Estado, em Caruaru, Petrolina e Serra Talhada, o que auxilia na interiorização da inovação e no fomento do empreendedorismo no Agreste e Sertão. Mais detalhes no site: itep.br.

Marco Pernambucano da Moda

O Marco funciona como uma escola de formação de estilistas e designers de moda voltada à profissionalização dessa indústria. Atua desde a criação até o empreendedorismo. Fica no Recife Antigo, em um casarão na Rua da Moeda e abriga empresas que atuam desde o comércio de roupas até o desenvolvimento sites e tecnologias para a moda. Detalhes no site.

C.A.I.S. do Porto

A incubadora C.A.I.S. do Porto, do Porto Digital, tem como principal objetivo dar suporte a empreendimentos nascentes de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) voltados para o desenvolvimento de soluções de problemas reais dos setores produtivos do estado de Pernambuco, tanto no interior ou na capital. Recebe empreendimentos em diferentes estágios de formação. Os editais podem ser acompanhados pelo site da instituição.

JUMP Brasil

A primeira aceleradora de empresas de Pernambuco, a Jump, abriu seu primeiro processo de aceleração neste ano. O espaço recebe empresas tanto de Tecnologia da Informação quanto de economia criativa. Para participar é necessário já ter algum projeto ou produto já iniciado ou validado. Detalhes do próximo edital no site: https://www.jumpbrasil.com/

Incubatep Rural

A incubadora, que faz parte da Universidade Federal Rural de Pernambuco, tem como objetivo promover o fomento do empreendorismo e a inovação ligados ao desenvolvimento agrário. Promove o surgimento de empresas de Base Tecnológicas no interior. Detalhes no site.