Handbike desenvolvida no Brasil garante destaque aos paratletas

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 03/10/2015 às 14:20

Divulgação. Divulgação.

A handbike (bicicleta pedalada com as mãos) Bólido SX1, desenvolvida pela empresa Vemex, levou o paratleta Josimar Sena ao primeiro lugar no pódio do 2ª etapa do Campeonato Paulista de Paraciclismo. O atleta conquistou a medalha de ouro com o tempo de 34 minutos e 22 segundos, percorrendo 18,5 quilômetros, com velocidade média de 32,4 quilômetros por hora. A bike contou com financiamento de aproximadamente R$ 1 milhão da Finep.

"Sou muito grato a todos que me ajudaram a vencer essa batalha e que continuam me impulsionando, tornando meus resultados sempre mais expressivos e gratificantes", disse Josimar, emocionado. O projeto da handbike também contou com a participação da Shimano Latin America (SLA) e da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), por meio do Departamento de Fisioterapia e Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório Motora (LERSM).

A próxima handbike desenvolvida pela Vemex também conta com o apoio da Finep e será utilizada na Paralimpíada de 2016. A Bólido CX1, que teve como precursora a SX1, utilizada por Josimar, será mais leve, com quadro em alumínio e fibra de carbono, e totalmente customizada para os paratletas brasileiros que forem competir no Jogos.

Handbike600

"Por ser feita sob medida para quem vai pilotar, ela não tem nenhuma regulagem, além de possuir rodas de carbono", conta Breno Horta, diretor da Vemex. Segundo Horta, o primeiro protótipo da Bólido CX1 está em fase final de desenvolvimento. "Em duas ou três semanas vamos começar os testes de resistência", afirma.

Saiba mais sobre a primeira handbike de competição brasileira, fabricada com ligas leves e com sistema eletrônico embarcado, que fornece estatísticas em tempo real. [Via Finep]