Edward Snowden abre conta no Twitter

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 30/09/2015 às 9:54

Foto: AFP Foto: AFP

Edward Snowden, o ex-consultor americano por trás das revelações sobre os programas secretos de vigilância dos Estados Unidos, fez uma grande entrada nessa terça-feira no Twitter, onde começou a seguir a conta da Agência Nacional de Segurança americana (NSA).

"Podem me ouvir agora?", perguntou em seu primeiro tuíte, publicado às 16h00 (13h00 de Brasília) e retuitado dezenas de milhares de vezes. Sua conta @Snowden, certificada pelo Twitter, já era seguida por centenas de milhares de pessoas pouco depois de sua criação.

"Antes, trabalhava para o governo. Agora, trabalho para o público", explica em sua biografia do Twitter este homem que se apresenta como diretor da Fundação "Freedom of the press".

O The Intercept, o jornal on-line dirigido por Glenn Greenwald, um jornalista que ganhou o Pulitzer por ter publicado as revelações de Edward Snowden sobre um sistema de espionagem da agência de inteligência americana NSA, confirmou que a conta é autêntica.

"Segundo o advogado de Snowden, Ben Wizner, o próprio Snowden controlará sua conta", escreveu o The Intercept. Um detalhe divertido, a primeira e única conta que Snowden segue até o momento é a da NSA (@NSAGov).

Edward Snowden vive atualmente em Moscou, que lhe ofereceu asilo. Buscado por espionagem e roubo de documentos propriedade do Estado, pode ser condenado a até 30 anos de prisão nos Estados Unidos. [Da AFP]