Tidal, streaming de música rival do Spotify e Deezer, chega ao Brasil

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/09/2015 às 12:04

Divulgação. Divulgação.

O Tidal é o mais novo serviço de streaming de música que chega ao Brasil. Ele tem como um dos donos o rapper Jay Z e chega com o apelo de oferecer música com qualidade HiFi e vídeos em HD. Segundo a empresa, a plataforma conta com 35 milhões de músicas.

LEIA MAIS

Além do Spotify: serviços de streaming de música para conhecer

O serviço possui dois planos de assinatura mensal, de R$ 14,90 para o Premium ou de R$ 29,80 para o HiFi com qualidade de som "lossless". O serviço também oferece um teste gratuito de 30 dias para todo mundo. O Tidal está disponível em aplicativos para iOS e Android, além da web via desktop. Detalhe importante: para reproduzir em alta qualidade na web é necessário usar o Chrome.

O Tidal vai competir em um mercado bem concorrido, que já conta com nomes fortes como Spotify, Deezer, Rdio, Apple Music e Napster.

Divulgação. Divulgação.

Desde que foi relançado por Jay Z em março deste ano, o Tidal passou a promover um maior relacionamento dos artistas com a plataforma. Desde então, o serviço contou com conteúdos exclusivos, como faixas de Beyoncé, Daft Punk, entre outros. É tido também como uma reação da comunidade artística contra o mercado de música em streaming, que, acusam os músicos, pagam bem pouco por reprodução. "Tidal = artistas primeiro... Não é sobre ganância. É sobre proteger uma forma de arte que é amada por todos nós", disse Rihanna, que é uma das sócias, à época do lançamento.

O Tidal tenta convencer o usuário dos benefícios da música em alta qualidade. A maior parte dos serviços de streaming oferecem uma compressão baixa, semelhante à qualidade de som de CD. Já o Tidal possui uma categoria que entrega canções no formato FLAC e ALAC 1411kbps, em 44,1 kHz/16 bit. É mais de quatro vezes em relação aos concorrentes, que reproduzem som a 320 kbps ou menos.

Resta saber se os usuários irão aceitar pagar mais caro por essa qualidade superior.

Nos dois planos, o usuário poderá ouvir as músicas offline através da sincronização com o dispositivo. Aqui no Brasil, o Tidal chega com diversos conteúdos nacionais exclusivos, como o grupo pop feminino Pearls Negras, além de curadoria local com playlists e lançamentos.

O MundoBit vai fazer um review do novo serviço, com detalhes das funções, músicas e outras características, nos próximos dias. Fiquem ligados!

https://www.youtube.com/watch?v=cYYGdcLbFkw