4 coisas que todos desejamos no Instagram

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 22/09/2015 às 15:42

Divulgação. Divulgação.

O Instagram é uma das redes mais cautelosas na hora de fazer mudanças. O site de compartilhamento de fotos com filtros demora bastante para fazer melhorias em sua interface e nas ferramentas. Tanto que um novo filtro é noticiado como algo grande. Outras redes sociais, como Twitter e Facebook, estão sempre se movimentando.

LEIA MAIS

Instagram passa a permitir outros formatos

A empresa demorou para aumentar a qualidade das fotos para alta-definição, permitir novos formatos além da paisagem e introduzir vídeos. Hoje, para quem usa as redes sociais como plataforma de divulgação, o Instagram é estratégico. Mas, é de longe, a rede social mais trabalhosa.

Abaixo cinco coisas que sentimos falta no Instagram e que, caso fossem resolvidas, fariam dele a mais perfeita das redes sociais.

GERENCIAMENTO DE MÚLTIPLAS CONTAS

O Instagram não permite gerenciar múltiplas contas de usuário como faz redes como o Twitter. Para uma pessoa que trabalha com diversos clientes, o tempo perdido diariamente é bem considerável. É necessário fazer logout e depois login em uma nova conta. Enquanto o Instagram não lança uma função nativa, existem apps pagos que fazem esse trabalho, como o Padgram para Android e o Gramatica e o Fotogramme para iOS.

LINKS CLICÁVEIS

O que é mais básico na internet hoje e sempre do que usar links? No Instagram não pode. É necessário escrever a URL, mas ela não estará lincada a nada. Pode ser uma estratégia da rede em não oferecer portas de saída para seus usuários, o que aumenta a taxa de permanência. Um outro motivo seria o combate ao spam. Nos termos de uso da empresa, o link para outros websites não é recomendado, assim como códigos de desconto.

instagram1

FIM DOS PROBLEMAS COM LATERGRAM

Esta é a irritação mais recente. Usuários estão relatando que o Instagram está "reclamando" com usuários que postam fotos "Latergram", ou seja, imagens que foram tiradas no passado. A rede sugere que o usuário publique imagens novas, tiradas no mesmo dia. A ideia é manter o imediatismo e aumentar o engajamento já que fotos recentes costumam gerar mais comentários e curtidas. Mas esse aviso indica que a rede está analisando as fotos presentes no aparelho. Nós permitimos que o Instagram faça isso ao aceitar os termos, mas não deixa de ser um debate interessante sobre privacidade do usuário.

MAIS INTEGRAÇÃO

O Instagram tem uma relativa integração com o Facebook, uma vez que a rede pertence ao império de Mark Zuckerberg. Mas no Twitter os posts aparecem apenas com um link, sem mostrar a imagem. Isso deve se dar a uma falta de entendimento entre as redes sociais, mas é péssimo para quem gosta de "embedar" suas imagens em outros sites.

Especialistas dizem que introduzir tantas mudanças pode fazer o Instagram perder sua identidade. Mas dar mais poder aos usuários sempre foi bem recebido e mostra uma relação madura entre usuários e rede social.