Japão planeja usar hidrogênio como principal fonte de energia nas Olimpíadas de 2020

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/09/2015 às 8:23

Divulgação. Divulgação.

O Japão espera utilizar as olimpíadas de 2020 como uma plataforma de testes para cidades do futuro. Depois de ter anunciado que os jogos no país serão os mais verdes da história, o governo japonês disse que irá usar hidrogênio como principal fonte de energia.

LEIA MAIS

Primeiros ônibus movidos a hidrogênio começam a circular

Toyota lança carro movido a hidrogênio

Ônibus inglês movido a cocô quebra recorde

O Japão irá construir uma estrutura para os jogos totalmente abastecida com hidrogênio. Os custos inicias estão orçados em 300 milhões de dólares. Além disso, o governo anunciou que irá disponibilizar 100 ônibus movidos a célula de hidrogênio. O projeto já está sendo chamado de "sociedade do hidrogênio".

O governo de Tokyo acredita que a tecnologia das células de hidrogênio estarão bem desenvolvidas - ao menos no Japão - quando 2020 chegar. A cidade dos jogos vai contar com pontos de abastecimento e subsídios para quem adquirir veículos com esse combustível.

O hidrogênio é a mais sustentável das formas de energia. Ele funde átomos de hidrogênio, com altíssimo potencial energético. Seu descarte não agride o meio ambiente pois é puramente água em forma de vapor. O problema é que a manutenção do hidrogênio ainda é muito cara e seus veículos possuem preços ainda proibitivos para a maioria das pessoas.