Nintendo anuncia Tatsumi Kimishima como novo presidente da empresa

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 14/09/2015 às 12:26

Foto: AFP. Foto: AFP.

A Nintendo anunciou nesta segunda (14) o novo presidente da empresa. Será Tatsumi Kimishima, antigo CEO de operações da empresa nos EUA.

LEIA MAIS

30 anos de Super Mario, o maior clássico dos games

Ele substitui o carismático Satoru Iwata, morto em julho deste ano, vítima de câncer. Iwata ficou conhecido por lançar o console Wii, mas em sua gestão a Nintendo passou por uma das piores crises financeiras de sua história.

Kimishima chega com o desafio de melhorar as operações financeiras da empresa e melhorar a administração. O atual presidente tem 30 anos de experiência no banco japonês Sanwa Bank e chegou à Nintendo em 2000, onde passou a cuidar da Pokémon Company. Em 2002 ele passou a ser presidente da Nintendo of America, onde ficou até 2006. Em 2013 passou a ser diretor de gerenciamento.

O anúncio de Kimishima pegou os fãs e o mercado de surpresa. Muitos esperavam que figurões conhecidos fossem promovidos à presidente, como Shigeru Miyamoto, responsável por criar jogos icônicos como Super Mario. Até mesmo Genyo Takeda, um dos engenheiros responsáveis por criar o Wii, era tido como mais provável.

Shigeru Miymoto nos parabéns de Mario. (AFP). Shigeru Miymoto nos parabéns de Mario. (AFP).

A Nintendo vive um dos períodos mais desafiadores de sua história. Anunciado recentemente, a companhia vai produzir jogos para plataformas mobile, o que era aguardado há anos por seus usuários. A Nintendo ficou para trás na batalha dos consoles e nunca conseguiu superar suas sivais Sony (PS4) e Microsoft (Xbox One). [Via Nintendo]

Nintendo aposta no mobile. Foto: Reprodução/WiiUDaily.com. Nintendo aposta no mobile. Foto: Reprodução/WiiUDaily.com.