Novos satélites do sistema Galileu de navegação já estão em órbita

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 11/09/2015 às 11:21

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

Os dois novos satélites do sistema europeu de navegação Galileu, que decolaram na quinta-feira (10) a bordo de um foguete Soyuz, entraram com êxito em sua órbita nesta sexta-feira, anunciou a empresa francesa Arianespace.

Este são os satélites 9 e 10 do sistema Galileu, que terá 30 até 2020. "A missão foi um sucesso", afirmou Stéphane Israel, presidente executivo da Arianespace.

O foguete Soyuz havia decolado da base espacial de Kuru, na Guiana francesa, na quinta-feira às 23H08 locais (mesmo horário de Brasília). Fabricados pela empresa alemã OHB, os satélites foram colocados em órbita a uma altitude de 23.522 km, ao término de uma viagem de 3 horas e 48 minutos.

Como ocorre atualmente com o GPS americano utilizado em todo o mundo, o sistema Galileu permitirá que os usuários na Terra tenham uma orientação precisa calculando a cada instante a distância exata entre um ponto determinado e três dos satélites do dispositivo.

Segundo os europeus, o sistema - quando estiver funcionando - será mais preciso que o GPS e reduzirá a dependência da Europa com relação ao dispositivo norte-americano. [Da AFP]