Novas fotos mostram Plutão como o mais complexo relevo do Sistema Solar, diz Nasa

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 11/09/2015 às 11:02

Crateras, vales e montanhas: assim é Plutão. (Divulgação). Crateras, vales e montanhas: assim é Plutão. (Divulgação).

A Nasa divulgou nesta sexta (11) novas imagens de Plutão feitas pela sonda New Horizons. As fotos revelam um dos astros mais complexos e interessantes, do ponto de vista geológico, de todo o Sistema Solar.

Agora sabemos que Plutão possui diversas crateras e até mesmo dunas. Segundo a Nasa, algumas áreas trazem formações acidentadas e com diversas crateras. Já outras mostram enormes regiões planas e geladas. Há ainda uma rede de vales que parecem ter se formado a partir de material que escoou da superfície.

pluto3

As fotos mostram áreas mais antigas, com crateras, ao lado de regiões formadas mais recentemente, planas e repletas de gelo.

É que, segundo cientistas, Plutão deve ter tido uma atmosfera firme no passado e alguns dos processos parecem indicar isso. "Vendo dunas em Plutão - se é que são mesmo dunas - pode ser algo incrível, porque a atmosfera de Plutão hoje é muito fina", disse William McKinnon, parte da equipe da New Horizons.

Como o distante planeta-anão desenvolveu formas geológicas tão diversas ainda é um mistério para os cientistas. "Ou Plutão tinha uma atmosfera mais grossa no passado ou algum processo que ainda não entendemos como funciona", disse ele. “Plutão nos está mostrando uma diversidade de formas de relevo e de complexidade dos processos como nunca tínhamos visto no Sistema Solar”, disse Alan Stern, também pesquisador da New Horizons

Em fotos já reveladas, a Nasa mostrou que Plutão possui enormes montanhas de gelo e uma formação mais "macia" no que parece ser resultado do acúmulo de neve de nitrogênio.

A New Horizons agora se dirige ao Cinturão de Kuiper, uma região na zona de Plutão repleta de diversos astros menores, asteróides e outros objetos. O que iremos encontrar por lá, nem mesmo os cientistas sabem com certeza total.

pluto4