Atualização do Google Chrome consome menos bateria e memória RAM

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 04/09/2015 às 11:42

Divulgação. Divulgação.

O Google liberou para o público a atualização do Google Chrome, uma das mais importantes do navegador. A versão 45 traz o fim do suporte ao Adobe Flash, o que tornará o browser mais seguro e leve. Além disso há melhorias no desempenho e menos consumo de bateria.

LEIA MAIS

Google Chrome anuncia morte do Flash e todos devemos comemorar

Na economia de bateria, o Chrome agora conta com uma inteligência maior em relação ao uso do navegador. Ele detecta quando uma página não está sendo utilizada para uma tarefa e realoca aquela memória. Em aplicativos mais complexos, o ganho de autonomia na bateria pode chegar a 25%.

O Chrome já tinha realizado melhorias no uso das abas em versões anteriores. O navegador contabiliza cada aba como um processo em separado. Se por um lado isso consome mais RAM do computador, por outro facilita na hora de encerrar um processo que tenha travado. O usuário não precisa reiniciar todo o browser e sim apenas encerrar aquela aba problemática.

Nesta versão 45, o Chrome vai restaurar as abas na ordem em que estavam sendo usadas. O usuário vai ver primeiro a aba em que ele estava quando o navegador fechou ou foi reiniciado. As demais abrirão depois.

Nunca mais. (Montagem NE10). Nunca mais. (Montagem NE10).

Tchauzinho, Flash

Um dos maiores inimigos da internet segura, rápida e tranquila, o Flash deu adeus ao Chrome. Agora, todas as animações da web que usam essa linguagem serão travadas por padrão. Para ativá-las, o usuário deverá apertar o play. Nada de anúncios que se iniciam automaticamente. Isso dará um ganho de 15% de bateria.

Com essa novidade, o Chrome passa a liderar um movimento de extermínio do Flash em toda a internet. Outros gigantes como Facebook e Netflix já iniciaram uma migração para linguagens mais estáveis como o HTML5. Resta agora ao Firefox seguir o exemplo do concorrente e fazer o mesmo.

O Chrome 45 traz ainda diversas melhorias para diminuir o uso de memória RAM. O Google divulgou um vídeo mostrando um comparativo de velocidade e memória entre a atual versão e a anterior. [Via https://chrome.blogspot.com.br/2015/09/chrome-improvements-for-faster-and-more.html]

https://www.youtube.com/watch?v=jnCxYypAFbk