Quantum Drive ajuda motorista a filmar com o smartphone enquanto dirige

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 03/09/2015 às 15:25

Divulgação. Divulgação.

Por Amanda Miranda

Do NE10

Sabe aquelas cenas como a do meteoro que caiu na Rússia, que se espalhou na internet e ninguém nunca sabe como puderam captar aquele momento exato? O Quantum Go, smartphone lançado nessa quarta-feira (2), tem um recurso para os donos do novo celular se transformarem nesses "cinegrafistas amadores" - no caso do Recife, registrando as cinquentinhas, por exemplo.

LEIA MAIS

Quantum Go: novo smartphone da Positivo traz preço bem competitivo

É o software Quantum Drive, que pode ser encontrado no celular como Dash Drive. Através dessa câmera de segurança para carros, é possível gravar 20 minutos da viagem ao mesmo tempo em que o GPS é usado. "A câmera vai trabalhando em background", explicou Marcelo Reis, um dos criadores do Quantum.

Ao final, o vídeo fica guardado como arquivo temporário, podendo ser salvo no dispositivo ou não. Segundo o desenvolvedor, essa é uma tendência na Ásia e as imagens podem ser usadas em casos de acidente, por exemplo. Ou para enviar flagras para o JC Trânsito, no nosso caso.

Divulgação. Divulgação.

O celular deve ser acoplado a um suporte que é vendido separadamente. Tanto o acessório quanto o celular são vendidos pelo site.

Essa foi uma estratégia usada pela Positivo, empresa por trás da nova marca, para torná-lo mais barato - os preços vão de R$ 699, na versão 3G com armazenamento de 16 GB, a R$ 899, no modelo 4G, com 32 GB. Com o e-commerce, o produto vai direto da fábrica para o consumidor, eliminando custos de revenda.

O smartphone é exclusivo para o mercado nacional. O destaque do celular, que pode ser considerado intermediário, é a câmera de 13 megapixels. O Android é 5.1, a memória, de 2 GB.

quantumdrive

* Viajou a convite da Positivo.