Saga Day: Games, tecnologia e animação são atrações de evento no Recife

Felipe Silva
Felipe Silva
Publicado em 30/08/2015 às 20:09

Gamers participam de torneios na segunda edição do Saga Day. Foto: Mariana Campello/ NE10 Gamers participam de torneios na segunda edição do Saga Day.
Foto: Mariana Campello/ NE10

Dia de overdose criativa e conhecimento tecnológico neste domingo (30), no Recife, com o Saga Day. Palestras sobre economia criativa, torneio de games e workshops marcaram o evento, na sede da Escola Saga, em Boa Viagem, Zona Sul da cidade.

Os participantes puderam assistir a palestras bastante interessantes com temas atuais e com nomes fortes do mercado nacional e mundial. O CEO da Studios of Magic,  Harrison Florencio falou sobre a "Criação de Personagens" e o CEO da PUGA Creative Studios Lucas Berto debateu sobre o mercado e produção de games em Pernambuco e no mundo.

Quem também apareceu por lá foi o ilustrador da Marvel e da DC Comics, o pernambucano Thony Silas. "Aprendi técnica de desenhos com 12 anos e meu pai comprava muitas resmas de papel para mim. Foi a partir disso que nasceu o quadrinista em mim. Quando a pessoa tem o talento, mas não tem técnica, fica tudo muito aleatório". Silas lançou sua primeira publicação nos Estados Unidos em 2007. Mas foi em 2012 que tudo mudou - foi naquele ano que o artista recebeu convite da Marvel e DC Comics para ilustrar HQs duas das maiores indústrias de cultura pop mundial.

https://www.youtube.com/watch?v=rkD3trNXeFg

Claro que, com tanto geeks e nerds reunidos, também aconteceu bate-papo sobre a série mais sangrenta de todas, Game Of Thrones. Ronilson Araújo falou sobre expectativas e fez uma retrospectiva da série mais rentável da HBO. “Espero ver mais cenas dos livros inseridas na série. E o retorno dos irmãos Starks”

Thamires Bourbon e outros integrantes do Clube do Livro falaram sobre obras distópicas e seu "boom" na atualidade. Entre as mais debatidas estavam Jogos Vorazes e Divergente.

Gamers abusaram do Split Push nos torneios de League of Legends (o famoso LoL), fatalitys no Mortal Kombat e tiros no Counter Strike (CS) nos dois laboratórios disponíveis da Saga para os campeonatos. Mas quem agitou por lá foi a galera do Just Dance, com o jogo de dança desenvolvido pela Ubisoft.

Óculos de realidade virtual. Foto: Mariana Campello/ NE10 Óculos de realidade virtual.
Foto: Mariana Campello/ NE10

Uma novidade no evento foram os óculos de realidade virtual que muitos experimentaram pela primeira vez. O aparelho, da DK2, é promessa de mudança na jogabilidade no futuro, assim, revolucionando o modo como jogamos e vemos os conteúdos de entretenimento. Os óculos custam seis mil dólares e ainda não estão disponíveis no mercado - para adquirir, deve comprá-lo direto com o fabricante.

Esculturas desenvolvidas no playgame. Foto: Mariana Campello/NE10 Esculturas desenvolvidas no playgame.
Foto: Mariana Campello/NE10

Feitas a partir de durepox, esculturas dos alunos e professores de playgame ficam expostas na escola. As pequenas, com tamanho em torno de 30 centímetros, demoram cerca de três meses para serem construídas e as grandes (em torno de 80 centímetros), oito meses.

Esta foi a segunda edição do Saga Day, uma parceria da Escola Saga e o produtor Kelmer Luciano, que já produziu outros eventos em Pernambuco como o Game Festival. "O objetivo é unir os eventos de cultura pop com cursos e novidades ", conta o produtor. A Saga oferece quatro cursos: Start (iniciação gráfica e apresentação de programas), Sinapse (criação gráfica), Marquise (maquetes em 3D) e Playgame (criação e desenvolvimentos de jogos). As mensalidades variam entre R$ 420 e R$ 750, porém o interessado pode fazer uma prova na instituição e conseguir bolsa de até 42%.

Cockpit de carro. Foto: Mariana Campello/ NE10 Cockpit de carro.
Foto: Mariana Campello/ NE10

Ilustrações de Thony Silas. Foto: Mariana Campello/ NE10 Ilustrações de Thony Silas.
Foto: Mariana Campello/ NE10

Just Dance agita o Saga Day. Foto: Mariana Campello/ NE10 Just Dance agita o Saga Day.
Foto: Mariana Campello/ NE10

Foto: Mariana Campello/ NE10 Foto: Mariana Campello/ NE10

Foto: Mariana Campello/NE10 Foto: Mariana Campello/NE10

Foto: Mariana Campello/ NE10 Foto: Mariana Campello/ NE10