Games auxiliam no aprendizado sobre trânsito

Felipe Silva
Felipe Silva
Publicado em 28/08/2015 às 12:44

Aplicativo realiza simulação de provas práticas. Foto: reprodução Aplicativo realiza simulação de provas práticas.
Foto: reprodução

Que os jogos são uma ótima forma de entretenimento e ajudam no desenvolvimento cognitivo dos players, isso todos já sabem. Mas que tal usar isso aprender um pouco sobre mobilidade? O MundoBit e o JC Trânsito separaram alguns joguinhos de diferentes plataformas para te ajudar.

O site Educação no Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR), ajuda a criança entender o significado das placas de trânsito com jogos clássicos, como os dos erros, da memória e da forca.

O Atividades Educativas contém dezenas de games que mostram a importância dos agentes de trânsito e da atenção na hora de atravessar a rua. Em um deles, você vira profissional e precisa passar de fases para elevar o nível. O problema é que a maioria das atividades estão em inglês.

dentro2

Um excelente game para testar o conhecimento é o "trânsito educativo" no Jogos Onlines Grátis. Nele tem questões sobre sinalização com informações do Detran.

Um aplicativo para mobile e PC super interessante é o VRUM Simulado. Ele prepara o internauta para tirar a carteira de motorista trabalhando o senso de direção e com conteúdo das provas para tirar a habilitação. Nele há centenas de questões teóricas das provas. Seu diferencial é a possibilidade de aprimorar a direção de carros e motos em várias situações tridimensionais com gráficos bastante razoáveis, além de treinamento do conteúdo prático e simulados.

https://www.youtube.com/watch?v=PcQ6Vk5Ta88

Ainda existe nele um instrutor que dá dicas por áudio e texto, sempre seguindo as regras oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Então não invente de sair loucamente igual ao Grand Theft Auto (o famoso GTA) para evitar perder sua carteira.

Para logar, você precisar fazer um cadastro ou pode utilizar o Twitter ou o Facebook. Ainda existe as duas categorias "A" e "B" como opções de teste. O aplicativo também tem a opção de rodar por localidade ou padrão. Ao longo da navegação aparece vários pop-ups com dicas de segurança e instrução por áudio e texto.

Escolha um e tenha um bom jogo!