Instagram fica menos quadrado e permite novos formatos para imagens e vídeos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/08/2015 às 16:03

Divulgação. Divulgação.

Finalmente o Instagram respondeu a uma demanda antiga dos usuários: ninguém mais aguentava a restrição às fotos e vídeos quadrados. A partir desta quinta (27), usuários do iOS e Android poderão postar conteúdos no formato que quiser, incluindo imagens na vertical e horizontal.

A medida quadrada, na proporção 1x1 era problemática por conta da evolução das câmeras dos smartphones, com resoluções cada vez maiores e diversas possibilidades de enquadramento. A saída encontrada pelos usuários era editar a foto com duas barras brancas.

O formato quadrado limitava muito o fotógrafo, que tinha que cortar partes importantes da imagem. Já afirmei aqui: o Instagram é a mais conservadora das redes e suas mudanças são bem cautelosas e só acontecem após pedidos recorrentes dos usuários mais apaixonados. A rede relutou até para incluir modificações simples, como links clicáveis nas descrições. Ela também não se dá muito bem no intercâmbio com outras redes sociais. Os posts não são embedados automaticamente no Twitter, por exemplo.

Com a novidade, as barras brancas somem e os usuários contarão agora com uma foto na proporção correta. A atualização já está disponível nas lojas AppStore e Google Play. [Via InstagramBlog]