Planeta-anão Ceres possui enormes formas geológicas brilhantes

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/08/2015 às 9:44

Foto: Divulgação.As novas imagens revelam formas geológicas brilhantes. Foto: Divulgação.

A Nasa divulgou novas imagens em alta resolução do planeta-anão Ceres, localizado entre Marte e Júpiter e parte do cinturão de asteróides que separa essas duas órbitas. As fotos foram feitas pela sonda Dawn.

As fotos em alta resolução foram as mais próximas até agora tiradas pela nave, de uma altitude de 1,47 mil quilômetros do objeto, o maior do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Elas mostram detalhes de diversas formações geológicas de Ceres, inclusive da montanha com cerca de seis quilômetros de altura parecida com uma pirâmide e com uma face extremamente brilhante em sua superfície.

"A Dawn está tendo um desempenho sem defeitos nesta nova órbita enquanto conduz sua ambiciosa exploração", comentou Marc Rayman, engenheiro-chefe e diretor da missão Dawn junto ao Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL). "A visão da sonda é agora três vezes mais nítida do que na sua órbita de mapeamento anterior, revelando novos e excitantes detalhes deste intrigante planeta-anão."

ceres2

A altitude atual, a Dawn leva 11 dias para captar e enviar imagens com uma resolução de 140 metros por pixel de toda superfície de Ceres, completando 14 órbitas no período. Ao longo dos próximos dois meses, a sonda vai mapear o planeta-anão um total de seis vezes, enquanto seus espectrômetros em luz visível e infravermelho coletam mais dados que darão aos cientistas uma melhor ideia dos minerais que cobrem sua superfície.

Os cientistas e engenheiros responsáveis pela Dawn também vão aproveitar este período para refinar as medições sobre o campo gravitacional do planeta-anão, que serão fundamentais para o planejamento da próxima fase da missão, assim como de eventuais futuras visitas por outras naves e até uma missão tripulada. Nesta nova fase, a Dawn vai atingir a mais baixa órbita em torno de Ceres, chegando a apenas 375 quilômetros de sua superfície.

A Dawn é a primeira missão interplanetária da Nasa a orbitar dois objetos distintos no Sistema Solar. Lançada em setembro de 2007, a sonda passou 14 meses entre 2011 e 2012 na órbita de Vesta, o segundo maior objeto do cinturão de asteroides, antes de seguir para Ceres, onde chegou em março deste ano.

Foto: Divulgação/Nasa. Foto: Divulgação/Nasa.