Número de municípios brasileiros com Wi-Fi cresce 83% em dois anos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/08/2015 às 11:28

Foto: malex.org/Flickr. Foto: malex.org/Flickr.

Apesar do grande aumento, o número total de municípios ainda é pequeno. Cobertura, em geral, negligencia zonas rurais e bairros afastados

O número de municípios com Wi-Fi pública aumentou 83,2% entre 2012 e 2014, segundo dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta (26). O número de cidades que oferecem o serviço, no entanto, ainda é baixo.

A pesquisa mostrou que o Brasil contava com 1.457 cidades com Wi-Fi em 2014, o que representa 26,2% do total de municípios no País. Em 2012 eram 795 localidades (14,3%).

O IBGE mapeou ainda os locais com Wi-Fi pública no Perfil dos Estados Brasileiros. Mais da metade, 51,9%, disseram contar com algum tipo de conexão gratuita. No Nordeste, apenas Bahia, Sergipe, Piauí, Alagoas e Maranhão disseram contar com internet wireless.

Wi-Fi não garante conexão

A presença de Wi-Fi não garante a conexão. É que em 62,4% dos municípios a internet está presente apenas em alguns bairros. E estes bairros estão quase em sua totalidade em áreas urbanas.

Apenas 79 cidades possuem Wi-Fi em todo o seu território. Em Pernambuco, a internet Wi-Fi está garantida em locais turísticos, como o Bairro do Recife em vias de grande tráfego, como a Avenida Agamenon Magalhães, no Centro, e na Avenida Boa Viagem. Nos testes realizados pelo NE10 no primeiro semestre deste ano, a internet Wi-Fi do Recife mostrou-se bem instável. No Carnaval, o serviço wireless do Recife Antigo foi melhor e atendeu às expectativas no uso de redes sociais e buscas.

Cidades conectadas

Pernambuco tem 51 cidades com Wi-Fi, o que garante uma cobertura de 27,6%.

Entre os Estados com maior cobertura de Wi-Fi estão o Distrito Federal com 100% (ou seja, Brasília inteira), seguido de Roraima, com sete cidades e 46,7% de cobertura. Em seguida vem a Paraíba com 46,2% (103 municípios) e Rio de Janeiro (39 municípios e 42,4%).

O Estado com menos penetração do serviço de Wi-Fi é o Acre, com apenas duas cidades com internet wireless, Assis Brasil e Sena Madureira, o que dá 9,1% de cobertura. [Via UOL]