Nova região em Plutão é batizada em homenagem ao primeiro satélite brasileiro

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/08/2015 às 11:15

satelite

Após viajar cerca de nove anos, a sonda New Horizons realizou no dia 14 de julho último, o primeiro sobrevoo sobre o gélido planeta-anão, Plutão. Desde então, a sonda da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) tem enviado dados à Terra, fornecendo informações sobre regiões e revelando feições e características do maior objeto do Cinturão de Kuiper e suas luas.

Em uma das áreas já nomeadas da superfície de Plutão, homenageia-se o primeiro satélite brasileiro, o Satélite de Coleta de Dados 1 (SCD-1), lançado ao espaço em 9 de fevereiro de 1993, por meio de um foguete do tipo Pegasus, e que está em pleno funcionamento.

Em 28 de julho, o local foi batizado em português como “Coleta de Dados”, e está na área mais brilhante do planeta-anão, apelidada de Coração, a vasta Região Tombaugh (em homenagem ao descobridor de Plutão, Clyde Tombaugh) de 1.590 quilômetros, que abriga principalmente vales e planícies suaves, no qual umas das áreas recebe o nome de Sputnik Planum (referência ao primeiro satélite enviado ao espaço), compondo o lóbulo ocidental, localizado ao lado esquerdo das planícies da Região Tombaugh.

Em uma campanha que ocorreu entre março e abril últimos, a equipe da New Horizons solicitou nomes para batizar área na superfície de Plutão e sua maior lua, Caronte, desta forma definindo dez categorias de onde os nomes deveriam provir; como cientistas e engenheiros, exploradores e viajantes da ficção, exploradores históricos e missões espaciais e aeronaves.

A nova imagem colorida de Plutão, divulgada pela Nasa. (Divulgação). A nova imagem colorida de Plutão, divulgada pela Nasa. (Divulgação).

Sugestões

A equipe do Grupo de Observação Astronômica de Santo André (Goasa), na região metropolitana de São Paulo, sugeriu alguns nomes referentes à astronáutica nacional brasileira, no qual a Nasa aprovou e indicou o Coleta de Dados à União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), que aguarda analise e aprovação.

A campanha online promoveu uma votação de nomenclaturas, o único das listas com referência ao Brasil foi do SCD-1, estabelecendo-se em quinto lugar na categoria missões espaciais e aeronaves com 12 nomes selecionados ao total, tendo 90% dos votos provindos da América do Sul e Central, tornando-se o favorito entre os dois subcontinentes.

Além de Plutão, a lua Caronte, é preenchida com nomes de ficções científicas, como Mancha de Mordor, Cratera Vader e Cratera Spock. Enquanto a New Horizons envia mais informações sobre o planeta-anão mais famoso durante um ano e meio aproximadamente, revelando mais detalhes de Plutão, a Nasa e a IAU se ocuparão no desenvolvimento da nomenclatura de espécies de relevos e além de acidentes geográficos, transformando nosso conhecimento do sistema plutoniano. [Via AEB]