Torne-se um mestre do WhatsApp com estas dicas essenciais

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 20/08/2015 às 13:49

Ilustração: Vladimir Barros/JC Online. Ilustração: Vladimir Barros/JC Online.

O WhatsApp é hoje um dos aplicativos mais populares no Brasil. Ele é praticamente indispensável na comunicação via smartphones de hoje em dia. São mais de 800 milhões de usuários ativos no mundo, segundo o Facebook, que é dono do aplicativo. A empresa não divulga os dados no Brasil.

Mas muita gente ainda não domina totalmente o app e possui dúvidas simples sobre seu funcionamento. O guia abaixo vai ajudar o usuário a se tornar um mestre do WhatsApp, utilizando desde configurações avançadas de privacidade até artimanhas para apagar os rastros de mensagens enviadas e lidas. Avante, padawan.

As setas da discórdia

Uma das coisas mais básicas do WhatsApp e que regem seu funcionamento são aqueles "tiques" que ficam ao fim das mensagens. Para evitar brigas com o seu parceirx é bom saber como elas funcionam.

O símbolo de um tique simples e apagado quer dizer que a mensagem foi entregue. Ou seja: seu sinal de internet, Wi-Fi ou 3G, está ok e você pode se comunicar em tempo real com seus contatos e grupos. Mas isso não quer dizer que a mensagem chegou, afinal, o telefone do seu contato pode estar desligado ou fora de área. Ou ainda pode ter visto a notificação na tela, mas não abriu o app para confirmar o recebimento.

O tique duplo apagado significa que a pessoa do outro lado da comunicação recebeu a mensagem. Mas isso não quer dizer, necessariamente, que o seu contato tenha lido. E o tique duplo aceso na cor azul significa que a pessoa recebeu e visualizou a mensagem.

Assim resume o próprio WhatsApp em seu site.

whats

No caso de grupos, o tique duplo aparece apenas quando todos lerem a mensagem.

web

Acesse o WhatsApp pelo computador

Desde o dia 19 de agosto usuários do iOS também podem acessar o WhatsApp pelo PC. Donos de celulares Android já faziam uso da função há algum tempo. O WhatsApp Web não é uma outra conta do WhatsApp . Você estará usando a mesma conta nos dois dispositivos (celular e computador). Para usar, basta ir em web.whatsapp.com, depois em Menu > WhatsApp Web e escanear o código QR no computador usando o celular.

É recomendado se conectar a um WiFi para acessar esse recurso para reduzir o consumo do pacote de dados.

Desabilite o "Visto por último".

O WhatsApp permite que você escolha se quer mostrar a última vez em que acessou o app. É um outro motivo de chateação. Você entra no app e olha que a pessoa "Foi vista pela última vez às XX horas" e não respondeu sua mensagem.

Para ter sossego, desabilite essa opção no iPhone em "Opções > Opções de conversa > avançado". No Android, vá em Botão de Menu > Configurações > Conta > Privacidade. Vale a pena avisar aos amigos que você alterou essas configurações e também parar de ficar comparando esses horários.

whatsapp2

Silencie contatos individualmente

A atualização do aplicativo no último dia 22 de julho permite silenciar contatos individuais. Antes era possível fazer isso apenas com grupos. Também será possível marcar alguma mensagem como não lida. Para silenciar, é só ir na conversa e depois em "Customizar notificações".

Saiba quem leu suas mensagens no grupo

Em um grupo, como já dissemos, os tiques azuis aparecem apenas quando todos lerem a mensagem. Mas é possível saber quais contatos leram aquele conteúdo enviado por você.

No Android, basta segurar a mensagem por dois segundos e clicar no símbolo "i". Lá aparecerão informações de quem leu, recebeu e visualizou a mensagem. No iPhone é só deslizar da direita para a esquerda para ver as notificações.

ogwhatsapp

Use duas contas de WhatsApp no mesmo celular

Um dos maiores desejos dos usuários é poder usar duas contas de WhatsApp no mesmo aparelho. Mas isso não é possível atualmente pelas regras de uso do aplicativo. Mas, claro, já inventaram uma gambiarra para essa deficiência. O macete funciona apenas para Android dual-chips. É necessário instalar o aplicativo OGWhatsApp.

Desinstale o seu WhatsApp atual (faça back-up das mensagens, se preferir). Depois, instale o OGWhatsApp, que irá funcionar como um WhatsApp genérico. Cadastre nele o número que era utilizado anteriormente e no WhatsApp legítimo crie uma nova conta com o novo número.

Arquive todas as suas conversas

É possível fazer muitas coisas com as conversas no WhatsApp. É possível salvar um arquivo com todas elas para restaurá-las caso o usuário mude de número ou tenha que desinstalar o app. Existe uma função de backup automático, mas também é possível agendar salvamentos periódicos ou realizar a ação manualmente em "configurações".

Apague mensagens específicas

É possível apagar mensagens específicas de uma conversa. Basta segurar por alguns segundos a mensagem e deletar. É útil para driblar c e r t o s bisbilhoteiros que porventura tenham violado sua privacidade ao acessar seu celular.

No Android ainda é possível acessar as mensagens apagadas, pois elas ficam armazenadas no cartão de memória na pasta "Databases". Os arquivos contam, inclusive com a data em que foram criados no WhatsApp. Para exclui-los é necessário renomear os arquivos e depois ir em "Gerenciar aplicativos" na configuração do Android e depois em "Limpar todos os dados". Como foi feito o backup, é só restaurar as informações a partir da cópia de segurança fácil. Essa artimanha toda não funciona para iPhone.

whatsapp50

Pare com os downloads automáticos de mídia

Você abre sua galeria de fotos e estão lá um monte de memes e piadas enviadas pelo seu tio engraçadão no grupo da família. Pior: está cheio de nudes ou outras fotos comprometedoras. Para acabar com isso, desative o "Salvar mídia recebida" no menu "Configurações de conversa > Download automático". Dessa forma você irá baixar apenas as mídias que desejar.

whatsapp2233344

Domine a lista de transmissão

Um dos recursos menos conhecidos do WhatsApp, a lista de transmissão permite que você envie uma mensagem para uma lista de contatos instantaneamente. Funciona como enviar um spam uma cópia oculta por e-mail.

Os seus contatos não irão saber que aquela mensagem foi enviada em massa para diversos contatos. E quando eles receberem, as respostas irão aparecer individualmente para você. É útil na hora de enviar um conteúdo para muita gente, como um convite de aniversário ou chá de bebê, mas sabemos que a função é usadas muitas vezes para soltar cartões, banners e outras imagens indesejados. O próprio WhatsApp pede que a função seja usada com responsabilidade.