Nasa divulga foto do lado escuro da Lua em sua passagem pela Terra

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/08/2015 às 12:42

Divulgação/Nasa. Divulgação/Nasa.

A Nasa divulgou uma imagem raríssima com a Lua se movendo em frente ao lado iluminado da Terra. A série de imagens mostra o lado escuro do nosso satélite totalmente iluminado, uma parte que nunca é visto daqui da Terra.

LEIA MAIS

Foto da ISS passando pela Lua

As imagens foram feitas pela câmera Earth Polychromatic Imaging Camera (EPIC) a bordo do satélite Deep Space Climate Observatory (DSCOVR). A EPIC mantém uma visão constante da Terra totalmente iluminada e fornecerá informações importantes sobre o ozônio da atmosfera, vegetação e concentração e estado das nuvens. A foto da Lua divulgada esta semana pela Nasa é parte de uma série de testes da agência espacial.

As imagens foram feitas entre as 16:50 e as 21:45, hora de Brasília, do dia 16 de Julho de 2015, mostrando a Lua se movendo sobre o Oceano Pacífico, perto da América do Norte. O polo norte está na parte superior esquerda da imagem.

Lado escuro da Lua

O lado escuro da Lua nunca é visto daqui da Terra e permaneceu um mistério até 1959 quando a sonda soviética Luna 3 fez as primeiras imagens do satélite. Em maio de 2008 a sonda Impact da Nasa fez um registro similar quando a Lua passou pela Terra parcialmente iluminada.

Este registro é o mais detalhado e iluminado registrado até agora e serviu para mostrar o poder da nova câmera.

A EPIC vai inaugurar suas observações em setembro de 2015. A Nasa postará imagens coloridas da Terra diariamente, que mostrarão visões diferentes do nosso planeta conforme ele executa seu movimento de rotação. Veja o vídeo dessa nova foto da Lua. [Via Nasa e SpaceToday]

https://www.youtube.com/watch?v=DMdhQsHbWTs