Serviços como Netflix deverão ter cota para produções brasileiras

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/08/2015 às 15:07

Foto: Reprodução/KnowYourMobile. Foto: Reprodução/KnowYourMobile.

O Brasil pode ter um marco regulatório para serviços de streaming como Netflix (chamadas tecnicamente de OTTs). Manoel Rangel, presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine) disse que o Governo está realizando estudos para que essas companhias possuam as mesmas obrigações de emissores de TV a Cabo.

A declaraçao foi divulgada pela Folha nessa terça (4). Rangel participou do congresso da Associação Brasileira de TV por Assinatura, em São Paulo.

O marco deverá colocar obrigações para exibição de conteúdo nacional original. Isso, segundo a Aneel, gerará mais empregos no País. Empresas poderão captar junto ao Fundo Setorial do Audiovisual, que em 2016 contará com investimentos de R$ 646 milhões.

Quando chegou às TVs pagas, a obrigação de exibir conteúdo nacional causou polêmica, mas acabou beneficiando o usuário final: o consumidor. Empresas de TV a Cabo estão criando boas produções com a contratação de séries e programas feitos por produtoras independentes.

Se a mesma lei chegar ao streaming deveremos ver mais produções nacionais em serviços como o Netflix. A rede, inclusive, já está se antecipando. A primeira série original brasileira da empresa acabou de ser anunciada. 3%, com Bianca Comparato e João Miguel, acabou de ser anunciada.