Anatel coloca como meta redução dos orelhões no País

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/08/2015 às 12:02

Foto: Divulgação. Foto: Wikimedia Commons.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, disse hoje (4) que a agência está fazendo atualmente uma revisão quinquenal dos contratos de concessão de telefonia fixa e do plano geral de metas da universalização. Uma das mudanças é a redução do número de aparelhos espalhados pelo país.

LEIA MAIS

Ligações gratuitas em orelhões em 15 estados

Ameaçados de extinção, orelhões ganham novas versões

“O que existe de decisão neste momento é que vamos fazer uma readequação na planta de orelhões, já que a utilização dos telefones públicos teve uma queda”, afirmou, após participar da cerimônia de abertura da Feira e Congresso ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), em São Paulo. Sobre o marco regulatório dos contratos de concessão, ele disse que "isso depende de decisão do governo e de avaliação do Legislativo”.

O presidente da Anatel falou ainda sobre o leilão dos lotes de frequência da faixa de 1,8 GHz, que será realizado pela agência. “Vamos trabalhar para que haja esse leilão, no máximo, até o final de outubro”, afirmou.

Sobre a questão da cobrança do roaming para celular, ele disse que ainda será estudada na Anatel. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) está fazendo um abaixo-assinado para pedir o fim da cobrança de roaming. “Precisamos analisar. Fizemos uma redução substancial das tarifas interconexão e precisamos ver os impactos dessas medidas. Precisamos estudar isso, porque estamos no meio de um processo de queda das tarifas interconexão que vai chegar em 2018 a R$ 0,04 e era R$ 0,48. Para cada medida precisamos analisar os impactos”, destacou. [Da Agência Brasil]