Criado o primeiro vírus que pode infectar Macs mesmo sem internet

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 04/08/2015 às 11:11

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

Antes, todo usuário do Mac era orgulhoso em dizer: o sistema OSX não pega vírus. Bem, não até agora. Pela primeira vez na história, pesquisadores de segurança conseguiram criar um malware capaz de se instalar na BIOS do Macintosh. E não dá para removê-lo através da limpeza do sistema ou substituindo o HD do computador. É que ele roda antes da inicialização do sistema.

O vírus pode se instalar mesmo sem conexão à internet. Ele se aproveita da "option ROM", que alcança acesso à máquina através de periféricos. Isso é bem perigoso. Uma vez no computador ele se espalha por meio de qualquer coisa que seja plugada ao Mac, como pendrives, mouses e teclados.

Quem criou o "worm" foram os hackers white hat Xeno Kovah e Trammel Hudson, que batizaram o vírus de Thunderstrike 2. Uma vez na máquina, o vírus toma posse do aparelho assim que ele for reiniciado. Os white hat são "hackers do bem", que usam o conhecimento que possuem em sistemas para tornar a computação mais segura.

Eles criaram o ThunderStrike 2 para mostrar a vulnerabilidade do sistema da Apple. O nome é em homenagem ao ThunderStrike original, lançado no início deste ano, que tinha como alvo também os Mac. A Apple reconheceu o problema e lançou uma correção de segurança. Segundo Kovah, a falha revelada aqui poderia ser aproveitada por criminosos que poderão vender cabos, teclados e pendrives infectados em sites como eBay, o que aumentaria ainda mais o alcance do vírus.

A solução seria criptografar o firmware dos computadores, segundo os pesquisadores. Mas o problema é que quase nenhum fabricante se preocupa com isso. Ainda não existe uma maneira de se livrar e garantir a segurança contra algo como o Thunderstrike. E, para um sistema que se dizia invulnerável, isso é mesmo assustador. Veja abaixo como funciona o vírus.

https://www.youtube.com/watch?v=Jsdqom01XzY