Aplicativo pernambucano ajuda a localizar técnicos para consertar computadores

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/07/2015 às 15:37

Fábio Freire: em todas as cidades do Brasil até o final do ano. (Divulgação). Fábio Freire: em todas as cidades do Brasil até o final do ano. (Divulgação).

Serviço funciona como o EasyTaxi e localiza técnicos próximos ao usuário. App chegou a São Paulo e Rio este mês.

Muita gente já vivenciou o perrengue de precisar de um técnico especializado para resolver broncas de informática e redes. E não adianta pedir ajuda ao "sobrinho nerd" ou ao "primo que mexe com computador". Muitas vezes a presença de um profissional é determinante para resolver problemas, seja em casa ou no escritório. Pensando na dificuldade em se encontrar bons técnicos, a empresa pernambucana de tecnologia QE2 desenvolveu o aplicativo FindUp, que localiza profissionais de TI nas redondezas.

O Findup conta com uma rede de técnicos de informática parceiros, que são avaliados segundo diversos critérios. "Temos todo o cuidado no cadastro dos técnicos, que precisam comprovar suas aptidões, experiências e certificados", disse ao NE10, Fábio Freire, um dos três diretores da QE2 e o idealizador do App. Lançado há três meses no Recife, o serviço tem causado boa repercussão. Chega em um momento propício para os negócios do tipo "hiperlocal", que aproximam o usuário a serviços próximos, como EasyTaxi e 99Taxis.

Para solicitar o serviço, o usuário informa o motivo do chamado ("problema no sistema operacional" e "vírus", por exemplo) e define a hora que deseja receber a visita do profissional. O valor básico para uma visita de três horas é de R$ 99. Cada hora adicional custa R$ 14,99. "Fizemos um estudo e percebemos que a maior parte dos problemas são resolvidos em uma hora. Por isso demos uma margem de segurança e colocamos três horas. O valor é tabelado em todo o Brasil para os usuários não terem surpresas, diz Fábio.

Rede de técnicos já formada. (Foto: Divulgação). Rede de técnicos já formada. (Foto: Divulgação).

"Quando a pessoa fizer o pedido, ele será inserido no sistema e quem estiver próximo daquela localidade vai receber o alerta. O técnico que responder primeiro vai atender a demanda, semelhante ao que acontece com o Easy Taxi", explica Fábio Freire, um dos três diretores da QE2 e o idealizador do App. Mas, a atividade do aplicativo não para por aí. Todo o deslocamento do profissional será acompanhado online e, se for constatado que ele se atrasará, outro é designado para atender ao pedido.

https://youtu.be/jeYiHuNPWoU

Quanto ao pagamento pelos serviços do aplicativo e do conserto do computador, será efetuado por meio de cartão de crédito. Isso vale para o cliente individual. Já as MPEs poderão optar por essa maneira ou faturar tudo no final do mês. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

O FindUp surgiu de uma necessidade interna da QE2, que já trabalha com serviços de TI para grandes e média empresas em todo o Brasil, com clientes que vão de lojas a empresas aéreas. A oportunidade para tirar a ideia do papel veio com o programa “TI de Impacto”, da Softex, promovido no segundo semestre do ano passado. A QE2 foi uma das 15 instituições brasileiras selecionadas para participar de todas as fases da iniciativa. O foco era no desenvolvimento de estratégias de inovação. Foram 80 horas de treinamento e 30 horas de consultoria nacional e internacional.

Os sócios da QE2. (Foto: Geebran Warchausky / SoftexRecife) Os sócios da QE2. (Foto: Geebran Warchausky / SoftexRecife)

Além do Recife

O serviço começou a funcionar há três meses na Região Metropolitana do Recife. A partir do dia 1º de julho passou a funcionar em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Salvador, Fortaleza e João Pessoa. A previsão é de chegar a todas as cidades brasileiras até o final de 2015. "Nosso salto para novas localidades está crescendo rápido. Como a dificuldade em encontrar técnicos é um problema global, acreditamos que o app tem potencial de se expandir também internacionalmente", diz Freire.

A agilidade se deve ao fato da empresa já dispor de uma rede de talentos com mais de mil técnicos que atuam nacionalmente com eles há anos. Em 2014, a QE2 registrou um faturamento de R$ 2 milhões e vem crescendo a uma taxa de 40% ao ano. Com o App, os donos esperam ver a receita aumentar em mais 40%, nos próximos dois anos.