Novo joystick do Xbox terá controles desmontáveis

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 16/06/2015 às 8:16

(Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Apresentado durante a conferência de imprensa da Microsoft nessa segunda, o novo Xbox Elite Wireless Controller tem uma entrada para fones de ouvido comuns (conexão P2), é compatível com o sistema operacional Windows 10 e é modular: seus controles "analógicos" podem ser substituídos por outros, de diferentes formatos.

"Analógico" é o termo geralmente usado para controladores de movimentação em um videogame, em contraposição ao "direcional", que tem a mesma função, mas usa teclas dispostas em cruz. Mais preciso, segundo a companhia, e com um controle direcional que diferente do anterior, custará US$ 150 nos EUA (cerca de R$ 470) a partir de outubro. O direcional também poderá ser substituído por um com o formato convencional.

Questionada, a assessoria de imprensa da Microsoft no Brasil disse não ter informações sobre preço e lançamento no país. Também há quatro novas alavancas, traseiras, que podem ser usadas em jogos de corrida para passar a marcha do carro, por exemplo. E um interruptor para alternar a função dos gatilhos situados na parte de trás, mudando o modo de disparo de contínuo para simples em jogos de tiro.

A sensibilidade dos comandos poderá ser ajustada, o que também pode tornar a precisão dos movimentos maior, segundo a companhia. A empresa disse também que o novo joystick acompanhará todo aparelho de realidade virtual Oculus Rift, do Facebook, com o qual terá compatibilidade. O Rift será vendido a partir do começo do ano que vem pela rede social por um preço ainda não divulgado. [Da Folhapress]