RetroBit: primeiro herói brasileiro em um jogo de videogame foi Didi Mocó

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 10/06/2015 às 10:28

retrobit-barra

Pessoas jogando o Magnavox Odyssey (Foto: Reprodução)

Modo de armazenamento usado comumente para guardar dados referentes a um jogo, o cartucho tem sua história ligada a dos consoles. Apesar de não estar presente nos primeiros videogames, que possuíam apenas um título, a ideia dos cartuchos surgiu em 1972, com o Magnavox Odyssey. À época, eles não tinham novos jogos ou dados, mas ativavam "lógicas" dentro do videogame pelos conectores.

O primeiro videogame que possuía cartuchos com a utilidade que conhecemos atualmente foi o Fairchild Channel F, criado em 1976. Este aparelho deu início aos arquivos "Read Only Memory" (ROM). Pegando carona no Fairchild, o Atari tratou de lançar o Atari 2600, ou Atari VCS (Video Computer System), console muito popular à época.

Uma significativa evolução na indústria dos games aconteceu em 1985, com os jogos de 8 Bits, que tinham cartuchos mais modernos e com maior capacidade de armazenamento. Também foi nesta época que foi criado o primeiro cartucho com bateria interna, que permitia que o usuário salvasse o jogo, no caso, para o até hoje conhecido The Legend of Zelda. Conheça um pouco mais da história dos primeiros videogames a utilizar cartuchos.

Magnavox Odyssey (Foto: Divulgação) Magnavox Odyssey

Magnavox Odyssey

Lançado em 1972, o Magnavox Odyssey foi criado por Ralph Baer, que começou a trabalhar no seu protótipo em 1966 e só terminou em 1968. Foi o primeiro console de jogos a fazer sucesso no mundo. O jogo perdeu espaço no mercado quando foi lançado o game Pong, da Atari. Seu criador, considerado o "pai dos videogames", morreu em dezembro do ano passado.

Fairchild Channel F Cartuchos do Fairchild Channel F

Fairchild Channel F

Considerado o primeiro videogame programável, em que os jogos poderiam ser vendidos separadamente do console, também foi o pioneiro ao utilizar um microprocessador. Produzido por Robert Noyce, em 1976, o Fairchild fez grande sucesso, devido à capacidade de rodar aproximadamente 26 jogos. Entre as novidades trazidas por ele estavam os controles destacáveis (pois antes vinham embutidos no videogame) e saída de som para a televisão (que antes também vinha também embutida no console).

RCA Studio II Cartuchos do RCA Studio II

RCA Studio II

Criado em 1977, ele foi considerado o segundo console programável do mundo, o RCA funcionava em preto e branco e possuía um total de 10 cartuchos, além de cinco jogos de fábrica. Não é considerado um bom videogame, devido ao fato de não ser colorido, de seu sistema de som ser de má qualidade e de os controles serem integrados ao console.

Cartuchos do Atari 2600 Cartuchos do Atari 2600

Atari 2600

Projetado por Jay Miner em 1977, é considerado um símbolo cultural dos anos 80. O Atari 2600 contava, inicialmente, com nove jogos e foi forte concorrente do Fairchild Channel F, até a segunda empresa sair do mercado de videogames. Com o grande sucesso e lucro, a Atari produziu vários outros consoles da família do 2600, como o 2700 (versão sem fio que nunca foi lançada) e o 2800.

Atari 2600 Atari 2600

A prática da Atari de não dar crédito aos programadores por desenvolverem os jogos acabou desagradando estes profissionais. É tanto que, Warren Robinett, programador líder do game Adventure, como forma de protesto à política da empresa, escondeu seu nome em uma sala secreta dentro de um game. Esse foi um dos primeiros "estágios escondidos" da história e se tornou uma prática que ocorre até hoje.

Entre os games mais famosos do Atari 2600 estão o Adventure, Breakout e Yars' Revenge. Apesar do grande sucesso, o videogame é lembrado até hoje por um dos maiores fracassos da indústria, devido ao jogo E.T. the Extra-Terrestrial, um marco do crash norte-americano dos jogos eletrônicos, em 1983. O que por muito tempo foi considerada uma lenda urbana, foi confirmada no ano passado: devido ao fracasso do E.T., a Atari acabou enterrando milhões de cópias do jogo em um aterro no Estado do Novo México.

Odyssey 2 Odyssey 2

Odyssey 2

Lançado em 1978, o console é conhecido no Brasil apenas por Odyssey, pois o primeiro videogame da Magnavox não foi trazido ao País. O videogame tinha como diferencial, à época, um teclado acoplado ao console. No Brasil, foi concorrente do Atari 2600. Entre os jogos mais conhecidos estão Acróbatas, Come-come (clone do Pac-Man para Odyssey) e Pick Axe Pete.

Uma curiosidade sobre o Odyssey é que ele teve o primeiro jogo em português da história: o Didi na Mina Encantada (1982) que nada mais era do que o jogo Pick Axe Pete com Didi (Renato Aragão) como personagem principal. Era um game parecido com o Donkey Kong, da Nintendo.

Cartucho do jogo Didi na Mina Encantada Cartucho do jogo Didi na Mina Encantada