Nave espacial se acopla à ISS e muda levemente sua órbita

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 10/06/2015 às 11:11

Estação Espacial (Foto: AFP) Estação Espacial Internacional (ISS) (Foto: AFP)

Os motores da nave espacial que deverá trazer de volta à Terra três astronautas acenderam de modo imprevisto após seu acoplamento à Estação Espacial Internacional (ISS), modificando a órbita desta última, indicou a agência espacial russa Roskosmos.

"Os motores da nave espacial Soyuz acenderam de maneira imprevista, o que provocou uma leve mudança de posição da ISS", indicou a agência russa em um comunicado divulgado na noite de terça. A nave Soyuz se acoplou à ISS e deverá trazer de volta à Terra três astronautas da estação na quinta-feira. Os três tripulantes da ISS permaneceram em órbita por um mês a mais que o previsto devido à perda do cargueiro não tripulado Progress.

(Fotos: Divulgação) A italiana Samantha Cristoforetti, o americano Terry Virts e o russo Anton Shkaplerov estão a bordo da nave Soyuz (Fotos: Divulgação)

O retorno à Terra do russo Anton Shkaplerov, do americano Terry Virts e da italiana Samantha Cristoforetti, integrantes da 43ª expedição à estação, inicialmente previsto para 12 de maio, foi adiado para o início de junho. A perda do cargueiro não colocou em perigo a tripulação da ISS, que dispunha de vários meses de reservas. O envio da nova tripulação da ISS, inicialmente previsto para 26 de maio a partir do cosmódromo de Baikonur, também foi adiado para o fim de julho.

Por sua vez, entre 23 e 25 de julho, uma nova equipe de astronautas partirá do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) à estação espacial. [Da AFP]