Ônibus inglês movido a cocô quebrou o recorde de velocidade

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/05/2015 às 9:59

Talvez seja importante saber: as fezes são armazenadas no teto. (Foto: Divulgação). Talvez seja importante saber: as fezes são armazenadas no teto. (Foto: Divulgação).

O ônibus movido a fezes de bovinos atingiu um novo recorde mundial: o Bus Hound alcançou a velocidade de 123,57 km/h, a maior já registrada por um ônibus comum. Segundo a BBC, o veículo atinge normalmente 90km/h.

O Bus Hound é movido a biometano e trafega na cidade de Reading, na Inglaterra, ainda em versão de testes. A frota atual possui 34 veículo. O novo recorde de velocidade foi alcançado em um ambiente controlado.

A missão do engenheiro responsável pelo projeto, John Bickerton, é mudar a ideia que temos dos ônibus como um transporte sujo e devagar. "Somos modernos, rápidos e estamos na última geração da inovação", disse ele à BBC.

O Bus Hound usa um gás natural comprimido obtido através das fezes de bovinos em um processo chamado digestão anaeróbica. O gás é liquefeito e armazenado no teto do ônibus.

https://www.youtube.com/watch?v=n0SLywYl_zI

Fezes humanas

Além de Reading, outra cidade inglesa também usa um ônibus movido a fezes. Em Bristol há um ônibus experimental que circula com biometano, obtido a partir das fezes de 32 mil moradores locais. [Via ArsTechnica]

Divulgação. Divulgação.