A primeira imagem do possível carro autônomo do Uber

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/05/2015 às 8:00

Reprodução. Reprodução.

A Uber, o mais popular e controverso aplicativo de caronas, está desenvolvendo um carro autônomo. O site Pittsburgh Business Times conseguiu flagrar o veículo andando pelas ruas de Pittsburgh, nos EUA.

O carro tinha as inscrições "Uber Advanced Technologies Center” colados em uma das laterais. O site também notou que o veículo contava com um dispositivo na parte superior, que estavam girando, o que pode indicar um sensor para mapear o entorno. É algo bem parecido com o sensor LIDAR usado nos carros do Google.

O Uber disse ao TheVerge que o serviço não é autônomo e sim parte dos esforços da empresa em "melhorar sistemas de mapeamento, segurança e autonomia". O mesmo site revelou que a Uber conseguiu empréstimos do centro de robótica da Carnegie Mellon University.

A ideia de carros do Uber trafegando sem motoristas pode indicar um futuro não muito promissor para críticos ao app, como os taxistas. Parece ser também ruim para os motoristas habilitados no app. Em 2014, a empresa empregava cerca de 160 mil motoristas.