Pac-Man, o mais icônico dos videogames, completa 35 anos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 22/05/2015 às 15:28

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

Pac-Man, um dos videogames mais famosos de todos os tempos, comemora 35 anos nesta sexta (22). Ele pode ser considerado o mais icônicos dos jogos pela presença que tem na cultura pop mundial. Afinal, mesmo quem nunca foi familiar aos games deve conhecer o personagem amarelo que foge de fantasmas em um labirinto.

Lançado pela empresa japonesa Namco no dia 22 de maio de 1980, Pac-Man chamou atenção em todo o mundo pela sua jogabilidade inovadora. Em sua época, os jogos mais conhecidos eram "Space Invaders" e "Asteroids", que trabalhavam com gráficos monocromáticos e estáticos. "Pac-Man" por sua vez era colorido, tinha uma aparência que lembrava desenhos animados e, o mais importante, um personagem carismático.

Era a primeira vez que os jogadores puderam desenvolver algum tipo de relação afetiva com um personagem de um jogo, como explica o autor Ken Uston, autor de "Mastering Pac-Man". Com sua chegada, a era dos pixels abstratos ao estilo "Pong", ficaram pra trás.

Jogabilidade de Pac-Man revolucionou os games. (Divulgação). Jogabilidade de Pac-Man revolucionou os games. (Divulgação).

O sucesso foi instantâneo. Para vencer, o jogador deveria "comer" pontos coloridos rapidamente para não ser morto por fantasmas que escapavam de uma prisão. Aqui no Brasil, onde o jogo chegou no final dos anos 1980, "Pac-Man" ficou conhecido como "Come-Come". A Namco chegou a vender 400 mil máquinas do game, segundo um levantamento da empresa.

Até hoje a Namco produz diversos produtos do personagem, desde jogos para diversas plataformas, até séries de TV.

Um dos primeiros arcades do jogo, em 1980. (Divulgação). Um dos primeiros arcades do jogo, em 1980. (Divulgação).

Novo game

Para comemorar os 35 anos de "Pac-Man", a Namco lançou uma atualização do game para iOS. Temos uma nova interface, novos labirintos e um visual melhorado. O que não mudou foi a mecânica, o que prova que o jogo segue sendo o mais legal de todos, mesmo 35 anos depois.

O novo layout do jogo. (Divulgação). O novo layout do jogo. (Divulgação).