Nave russa descontrolada deverá cair na Terra até sexta

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 07/05/2015 às 11:52

Foto: AFP. Foto: AFP.

A nave russa não-tripulada Progress, completamente fora de controle, deve cair na Terra nesta sexta (7). Apesar de parecer uma cena de filme de ficção científica, a agência Roscosmos tenta tranquilizar a população mundial ao afirmar que não há risco grave de acidente.

A Roscosmos afirma que a atmosfera deverá desintegrar a maior parte da nave durante a reentrada. "Segundo os cálculos dos especialistas da Roskosmos, a desintegração acontecerá em 8 de maio entre 1H23 e 21H55 horário de Moscou" (20H23 de Brasília em 7 de maio e 16H55 de 8 de maio), afirma um comunicado da da agência.

A nave tem 7 toneladas e cairá a uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora.

A história toda da nave descontrolada começou no dia 28 de abril, algumas horas depois do lançamento da Progress M-27, que iria se acoplar à Estação Espacial Internacional (ISS), levando suprimentos. A agência perdeu o contato com a nave, que passou a ter reações não previstas.

nave

Além de suprimentos (que incluem insumos para atividades científicas, água e comida), a Progress leva ainda uma réplica da bandeira soviética que o Exército Vermelho hasteou em Berlim em 1945. Lá do espaço os russos celebrariam o 9 de maio, data que marca a vitória dos Aliados contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

As naves Progress vão de três a quatro vezes para a ISS, levando material de todo tipo. Elas caem no Oceano Pacífico após se destruírem na entrada na atmosfera. A uma altura de cerca de 200km, a Progress já começa a sofrer forte atrito que começa a se despedaçar. Quando chegar aos 100km, a temperatura estará tão forte que ela começa a derreter. Esta é uma maneira muito utilizada pelas agências espaciais para se livrar do lixo cósmico, mas tudo feito de maneira segura, com destroços sendo jogados no oceano.

O problema é que os cientistas na Terra não sabem exatamente o local onde ela cairá. Apesar de saberem sua localização, o atrito e outras forças da reentrada terrestre deverão alterar sua trajetória. E sim, ela pode cair no Brasil, já que a Progress, assim como outras naves sobrevoam o país diversas vezes. O pós-doutor em astronomia da Universidade do Vale do Paraíba, Cassio Barbosa, acha pouco provável. "Se a gente considerar os limites em latitude dos extremos brasileiros ao norte e ao sul, as chances da Progress cair em terra firme (em qualquer lugar do planeta compreendido nesses limites) não passam de 40%", disse em seu blog no G1. Enquanto a gente tiver um monstro de 7 toneladas sobre nossas cabeças, parece que ninguém vai ficar muito tranquilo.

O Apolo11, que analisa informações do Satview.org, diz o seguinte: "Devido à inclinação da órbita, a Progress pode cair em qualquer região da Terra localizada entre as latitudes 51.6 graus ao norte ou sul equador. Isso exclui as regiões acima do extremo norte da Europa e Canadá, Alasca, Groenlândia, extremo sul da América do Sul e Antártica. Por outro lado, inclui a parte mais populosa do planeta." Você pode acompanhar a trajetória da Progress por aqui. Caso ele caia no Brasil, será possível ver bolas de fogo a olho nu. [Via AFP, CBS]

https://www.youtube.com/watch?v=ugdonGWRb5U