Brasil está livre da rota de queda da nave russa Progress

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 07/05/2015 às 21:33

Reprodução. Reprodução.

Todo mundo pode ficar tranquilo. A nave russa Progress M-27M (ou Progress 59, como chamam os americanos) não irá cair na Terra. A aeronave-cargueiro está descontrolada e termina sua reentrada na atmosfera às 1h52 desta sexta (8), horário de Brasília.

Segundo dados obtidos pelo site satview.org e pelo spaceflight, que monitoram a atividade espacial do planeta, a nave vai se desintegrar na atmosfera e apenas fragmentos cairão na superfície. Baseado em observações das órbitas recentes, o Brasil, ficou de fora dos possíveis locais de queda.

A Progress pesa 7 toneladas e entra na atmosfera a uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora. Ela estava a 200 km de altitude quando ficou descontrolada. Ainda que não seja possível precisar o exato local da queda, é provável que os destroços caiam na Ásia ou no Oceano Pacífico, como indica a imagem acima.

Viajante experiente

As naves Progress vão de três a quatro vezes para a ISS, levando material de todo tipo. Elas caem no Oceano Pacífico após se destruírem na entrada na atmosfera. A uma altura de cerca de 200km, a Progress já começa a sofrer forte atrito que começa a se despedaçar. Quando chegar aos 100km, a temperatura estará tão forte que ela começa a derreter. Esta é uma maneira muito utilizada pelas agências espaciais para se livrar do lixo cósmico, mas tudo feito de maneira segura, com destroços sendo jogados no oceano.

Além de suprimentos (que incluem insumos para atividades científicas, água e comida), a Progress levava ainda uma réplica da bandeira soviética que o Exército Vermelho hasteou em Berlim em 1945. Lá do espaço os russos celebrariam o 9 de maio, data que marca a vitória dos Aliados contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial.