Especial Mães: 5 iniciativas de ativismo online voltadas para a maternidade

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/05/2015 às 15:08

Ilustração: Guilherme Castro/NE10. Ilustração: Guilherme Castro/NE10.

EspecialMaes-Barrinha

A maternidade é cheia de dores e delícias, todos já sabemos. Mas agora, as mães podem compartilhar experiências boas e ruins através de um bom uso da internet. Essas mães ativistas provam através de iniciativas digitais que é possível lutar contra o preconceito, machismo e também contar boas histórias, tudo pela web.

No nosso especial de Dias das Mães, mostramos cinco boas ideias do ativismo online aplicado à maternidade. Temos desde mulheres unidas contra a violência até mamães que apoiam filhos LGBT na luta contra a homofobia.

MÃES DE MAIO

O movimento Mães de Maio foi formado por mães que transformaram a dor da perda dos filhos em luta por justiça. O nome faz referência a uma chacina ocorrida em São Paulo, em 2006, quando cerca de 600 pessoas foram assassinadas em uma reação de grupos de extermínio com a participação de agentes do Estado à ataques da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Entre os mortos estavam, principalmente, jovens negros e pobres, moradores de periferia. No Facebook, as Mães de Maio postam críticas à violência policial no Brasil e promove ações de cidadania em comunidades. Mais de 60 mil pessoas curtem a página do movimento.

Facebook: facebook.com/maes.demaio

Página: maesdemaio.blogspot.com/

MÃES DA SÉ

Fundada há 19 anos, a ONG Mães da Sé dá auxílio para mães e pais em busca de crianças e jovens desaparecidos. O Facebook se mostrou uma importante ferramenta para o trabalho da organização. São postados frequentemente fotos e dados de jovens desaparecidos, que são distribuídos para um alcance de audiência de milhares de pessoas. Em 18 anos já foram cadastrados 9 mil casos de pessoas desaparecidas em todo o Brasil. Desse montante, cerca de 27% (2.937) foram solucionados.

Facebook: facebook.com/maesdase

Página: maesdase.org.br/

GAMA

O Grupo de Apoio à Maternidade Ativa é um dos grupos mais ativos na internet a favor do parto humanizado e outras ações para melhorar a qualidade de vida das mães e dos bebês. O Gama quer promover uma atitude positiva e consciente em relação à maternidade. Além do Facebook, elas possuem um site com histórias de mulheres e seus partos, além de informações úteis para gestantes, como cursos e oficinas.

Facebook: facebook.com/maternidadeativa

Página: maternidadeativa.com.br/

MÃES PELA IGUALDADE

O movimento Mães Pela Igualdade nasceu em 2011 depois que a AllOut reuniu mães de diversas partes do país para lutar contra a discriminação, violência e homofobia. A propopsta é fomentar o respeito à diversidade, igualdade de direitos e pedir o fim do preconceito contra as pessoas LGBT. Na página do Facebook, o grupo dá voz a diversas mães e suas histórias de luta, além de trazer links úteis e inspiradores.

Facebook: facebook.com/maespelaigualdade

Página: maespelaigualdade.blogspot.com.br/

MAMATRACA

O Mamatraca é um dos melhores blogs sobre maternidade consciente e se diferencia dos demais na rede por trazer uma abordagem feminista e de empoderamento das mamães. A página aborda questões como publicidade infantil, parto humanizado, indústria das cesáreas, amamentação, entre outros temas.

Facebook: facebook.com/mamatraca

Página: mamatraca.com.br