Vendas de smartphones tiveram alta de 55% em 2014: 104 vendas por minuto

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/04/2015 às 15:31

Foto: AFP. Foto: AFP.

Um levantamento da venda de smartphones em 2014 mostrou um aumento na venda desse tipo de aparelho no Brasil. Foram comercializados 54,5 milhões de unidades, um número 55% maior que em 2013, segundo a IDC Brasil. Isso representa 104 vendas por minuto.

Apesar da alta do dólar, o IDC acredita que 2015 terá alta de 16%. Os aparelhos dual-sim e de porte intermediários deverão seguir como tendências de consumo.

Dos smartphones vendidos no ano passado, 15% tinham acesso 4G, número que deve subir para até 35% este ano. Outro dado revelado pela pesquisa é a grande concentração de mercado. 95% das vendas girou em torno de seis grandes marcas.

Queda dos PCs (de novo)

As vendas de PCs, tablets e impressoras recuaram. Segundo o analista da IDC, o brasileiro pondera bastante em relação ao preço, mas o mesmo não se aplica aos smartphones, que são considerados produtos de alto custo-benefício. "Em smartphones [os brasileiros] têm avaliado melhor a questão do custo-benefício. E como tem a facilidade de crédito e parcelamento oferecida pelo varejo, em vez de comprar um celular de entrada tem optado cada vez mais por um intermediário, contribuindo não só para o aumento das vendas mas também para o aumento do tíquete médio", disse em nota.

Os tablets tiveram alta de 13%, com 9,5 milhões de unidades, mas ficaram abaixo do esperado, que era de 10 milhões de aparelhos.