Portomídia inaugura laboratório de testes de aplicativos móveis

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 28/03/2015 às 7:43

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

O Portomídia, área voltada para economia criativa do Porto Digital, inaugurou o Laboratório de Testes de Aplicativos Móveis, o segundo do País, em parceria com a norte-americana Qualcomm. A solenidade contou com a presença do ministro das Telecomunicações, Ricardo Berzoini. Empresas e desenvolvedores já podem fazer uso das instalações através de agendamento feito pelo site do polo.

Os testes do laboratório serão gratuitos e são destinados prioritariamente às empresas embarcadas no Porto Digital, mas toda a comunidade de desenvolvedores poderão fazer uso caso tenham projetos relevantes, que serão avaliados quanto às suas funcionalidades, usabilidade, performance (uso excessivo da bateria e de rede, por exemplo), segurança de dados e estabilidade (como o app reage em condições extremas de uso).

O laboratório é o segundo no País desse tipo (o primeiro funciona em São Paulo) e serve para elevar o padrão de qualidade dos produtos feitos para celular antes de chegar ao mercado. "As empresas poderão melhorar a qualidade dos apps com verificações sólidas", disse Rafael Steinheuser, diretor da Qualcomm para a América Latina. "O espaço também vai servir como intermediador para oferecer produtos às operadoras e fabricantes que buscam inserir produtos embutidos em seus dispositivos." A empresa disse ainda que irá oferecer treinamento de melhoria nas práticas de desenvolvimento de apps e realidade aumentada.

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

Este é o 11º laboratório do Porto Digital, que vem investindo há três anos em melhorias no ecossistema de empresas ligadas à economia criativa, como debates, oficinas e cursos. "Uma infraestrutura como essa, cara e de alta complexidade tecnológica só seria possível com essa parceria do polo com o poder público e o privado", disse Francisco Saboya, presidente do Porto Digital. O investimento inicial foi de R$ 500 mil. Cerca de 30 apps serão testados neste primeiro momento.