Brasil fica em 89º lugar em velocidade de internet banda larga

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/03/2015 às 11:10

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

O Brasil voltou a figurar nos piores lugares do ranking de velocidade de internet. Segundo a empresa norte-americana Akamai, o País fechou 2014 com 3 Mbps em média na banda larga fixa. Com isso ficamos em 89º lugar, seis posições abaixo em relação à 2013.

A média global da banda larga fixa foi de 4,5 Mbps. O primeiro lugar é da Coreia do Sul, com média de 22,2 Mbps, seguido por Hong Kong (16,8 Mbps). A lista total tem 239 países analisados.

"Essa velocidade é lenta, mas não é apenas culpa das operadoras, pois há questões técnicas do protocolo de internet. Tem problemas como 'informações que se perdem e precisam ser retransmitidas' e verificação de transmissão de dados", explicou Jonas Silva, diretor de canais e programas na América Latina da Akamai, em comunicado citado pelo UOL.

Outro problema é que apenas 1,9% dos acessos no Brasil são com velocidade acima de 10 Mbps. Isso dificulta a popularização de processos como streaming de vídeo. Uma exibição em 4K, por exemplo, é inviável nessa velocidade.

A Akamai, no entanto, vê o Brasil como um país promissor na promoção de políticas que melhorem essa situação. O relatório cita o projeto da presidente Dilma Rousseff de investir US$ 16 bilhões para levar fibra ótica a 90% dos domicílios brasileiros. Com isso, chegaríamos a 25 Mbps até 2018.

América do Sul

Alguns de nossos vizinhos possuem situação melhor que a nossa no acesso à internet. Estamos atrás da Colômbia, Equador, Peru, México, Argentina, Chile e Uruguai. Na América como um todo também estamos atrás do Canadá e Estados Unidos. África do Sul (3,2 Mbps), Portugal (8 Mbps) também ficam à frente.

Banda larga móvel

Na banda larga mobile tivemos alguma melhora, passando de 1,5 Mbps no terceiro trimestre de 2014 para 1,8 Mbps no quarto trimestre. No entanto, apenas 2,2% da população acessa a web acima de 4 Mbps.