iOS 8.3 terá Emojis dourados para encerrar polêmicas sobre representação racial

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/03/2015 às 14:29

Foto: Reprodução/iOS. Foto: Reprodução/iOS.

A Apple decidiu fazer mais uma alteração nos ícones Emojis no teclado para dirimir qualquer polêmica relacionada à diversidade racial.

Lançado em fevereiro, o beta do iOS 8.3 trouxe uma mudança bem-vinda que foram os emojis multiraciais, com diferentes tons de pele em relação ao padrão relacionado ao europeu/caucasiano.

LEIA MAIS

Após críticas, Apple incluirá emojis negros no novo iOS

No entanto, os asiáticos acharam que o tom padrão do emoji era "exagerado", com um tom amarelo muito forte, o que ocasionou acusações de racismo à Apple. Na quarta versão beta do iOS 8.3, a Apple decidiu acabar com a polêmica ao adicionar um tom "dourado" ao emoji padrão.

Como ninguém tem pele e cabelos totalmente dourados, a ideia é que esses emojis padrão não sejam relacionados a nenhuma raça/etnia. Ao segurar o ícone por um segundo, o teclado mostra outros tons de pele, entre eles o asiático.

Exagero ou não, é interessante o quanto a Apple se mostra interessada em atender às expectativas do seu público, com o máximo de representação possível. Com os emojis dourados, espera-se, a celeuma chegou ao fim.

O iOS 8.3 ainda está em fase de testes e não há prazo para chegar para todos os usuários.

emoji