Microsoft anuncia fim da marca Internet Explorer no novo Windows

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/03/2015 às 14:21

Foto: Reprodução:/ksl.com. Foto: Reprodução:/ksl.com.

É o fim de uma era. A Microsoft anunciou que irá abandonar a marca Internet Explorer. O navegador foi o mais popular da internet por cerca de dez anos e foi lançado em 1995.

O novo navegador da Microsoft no Windows 10, o novo sistema operacional da empresa, será o Spartan, ainda em nome provisório. "Nós estamos pesquisando qual nova marca, ou novo nome, nosso navegador deve ter", disse Chris Capossela, diretor de marketing da empresa, em entrevista ao The Verge.

Segundo Capossela, algumas versões do Windows 10 ainda deverão vir com o Internet Explorer por conta de compatibilidade de alguns sites antigos. Com o tempo ele deverá ser substituído completamente em novas atualizações do sistema.

Uma das razões da mudança é puramente estratégica. O Internet Explorer ficou atrelado a falhas e lentidão e tem sido abandonado por novos usuários. Segundo a Microsoft, mesmo com as melhorias ainda há uma questão de imagem prejudicada difícil de reparar.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Fj9QAMVmdbM

O novo Spartan trará uma navegação mais intuitiva e um design mais limpo, com barras laterais e mais facilidade de compartilhamento.

O Chrome, do Google, é hoje o navegador mais popular do mundo, com 48,9% de participação de mercado. O Internet é o segundo mais usado, com 18,2%, seguido de perto pelo Firefox da Mozilla Foundation.