Um novo estudo divulgado pela Kantar Worldpanel mostrou que os brasileiros aumentaram os gastos com comunicação dentro do orçamento familiar. Foi constatada a nova realidade para o Brasil com o crescimento do acesso online. 28,3% da população já possui smartphones. Só no ano passado, o alcance dos aparelhos celulares era de 25,7%.
Segundo a pesquisa, 36,8% dos consumidores são adeptos dos telefones touchscreen, cuja presença dentro dos lares passou de 8,6% em 2012 para 32,3% em 2014. Já os tablets ainda estão conquistando os brasileiros, com apenas 1,1% de penetração.
Em relação ao consumo por domicílios foi verificado que 45% das casas possuem TV por assinatura, e a importância dessa categoria passou de 31,6% em 2012 para 39,4% no ano passado. A internet banda larga faz parte de 65,3% dos lares.
O único meio de comunicação que vem perdendo espaço para os consumidores brasileiros é o telefone fixo. Em 2012, a penetração era de 44,9% e em 2014, registrou 34,8%. Mesmo assim, 62,8% dos brasileiros ainda possuem o serviço. O estudo ComTech, da Kantar Worldpanel, pode ser acessado aqui.