Operadoras e governos já se preparam para o 5G

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 04/03/2015 às 11:26

Foto: Reprodução/Wired. Foto: Reprodução/Wired.

As negociações para a nova geração da conexão móvel estão avançando. A União Europeia vai assinar acordos com a China, Japão e EUA para cooperar no desenvolvimento do 5G.

As europeias Vodafone, do Reino Unido e a espanhola Telefónica querem tomar a dianteira na transição do atual 4G para a nova geração de conexão. Já a japonesa NTT DoCoMo trabalha com a finlandesa Nokia para desenvolver as novas redes.

O Japão anunciou que prepara o 5G para 2020, ano das Olimpíadas de Tóquio. Em testes realizados no ano passado, as empresas conseguiram velocidades de transmissão de mais de 2 gigabits por segundo em uma faixa de espectro de 70 gigahertz.

Para efeito comparativo, o 4G chega, teoricamente, até 300 megabits por segundo. No entanto, vale lembrar que velocidades comerciais costumam ser menores por conta de disponibilidade e demanda dos usuários.

O primeiro desafio do 5G será em 2018 nas Olimpíadas de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul. A coreana KT Corporation disse que fará uma degustação experimental da conexão durante o evento.

No Brasil a Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolve projeto de pesquisa em parceria com a Ericsson para desenvolver o 5G no Brasil. Mas a atual tecnologia 4G não conseguiu atingir o alcance esperado. Cerca de 1% das linhas no País (perto de 2,8 milhões) navegam na velocidade de quarta geração. [Via Reuters, BBC, Wired]