Equipe Apoiobot do Recife participa da etapa nacional da First Lego League

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 04/03/2015 às 15:23

O robô Lego Sushi. (Divulgação). O robô Lego Sushi. (Divulgação).

A equipe de robótica Apoiobot, do Colégio Apoio do Recife, participa da etapa nacional da First Lego League (FLL), em Brasília. Eles venceram a etapa sudeste do campeonato, que aconteceu no Espírito Santo no ano passado.

O evento, considerado um dos mais importantes campeonatos de robótica do mundo, acontecerá entre os dias 13 e 15 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasilia. O tema proposto este ano, World Class, provoca os competidores a buscarem estratégias para aperfeiçoar a experiência de aprendizado. O vencedor da etapa nacional participará do campeonato mundial, que ocorre em abril, nos Estados Unidos.

Os estudantes pernambucanos apresentarão, em Brasília, o aplicativo APPrender e o Robô Sushi. O primeiro visa educar crianças acerca do consumo consciente de forma interativa por meio de jogos de tabuleiro. O trabalho é fundamentado nas teorias dos filósofos Piaget, Vygostky, Vergnaud e Paulo Freire. O Robô Sushi foi produzido para participar das tarefas exigidas na competição.

Desde 2007, a equipe Apoiobot acumula troféus de campeonatos nacionais e internacionais como o Campeonato Europeu de Robótica Lego, em 2013, na Alemanha.