Recife terá evento inédito de robótica em julho

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 03/03/2015 às 15:39
Os robôs Murata Girl e Boy fizeram sucesso na CES (Foto: AFP)
Os robôs Murata Girl e Boy fizeram sucesso na CES (Foto: AFP) FOTO: Os robôs Murata Girl e Boy fizeram sucesso na CES (Foto: AFP)

Os robôs Murata Girl e Boy fizeram sucesso na CES (Foto: AFP) Os robôs Murata Girl e Boy fizeram sucesso na CES (Foto: AFP)

Os robôs estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, seja no trabalho ou em casa. Pensando nisso, 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015), traz um evento inédito de robótica ao Recife em julho.

A robótica, ciência que estuda a construção de robôs, envolve várias disciplinas, como engenharia, eletrônica, física, computação, entre outras. À primeira vista, construir um autômato pode parecer algo extremamente difícil e complicado, mas uma oficina de robótica promete desvendar todos esses mistérios.

O evento será realizada dentro da programação oficial do 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015), marcado para acontecer entre os dias 20 e 23 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. A 1ª Oficina de Robótica do CSBC vai acontecer ao longo de dois dias, em um estande aberto, localizado no hall do Congresso. As inscrições (ainda sem data definida) serão realizadas pelo site do CSBC.

A cada dia será formada uma turma de 25 pessoas. Os participantes serão divididos em grupos, e cada grupo terá que desenvolver o seu robô levando em conta aspectos como design, tecnologia utilizada e conhecimento dos equipamentos empregados na construção do autômato.

Ao fim do segundo e último dia da oficina, os robôs montados pelos grupos serão expostos para todos os participantes do evento. "Vamos mostrar que é possível desenvolver robôs que possam ser construídos em benefício da sociedade e que possam ser utilizados no dia a dia das pessoas", diz o pesquisador do C.E.S.A.R e coordenador da oficina, César França.