Histórico: Planeta anão Ceres será visitado pela sonda da Nasa esta semana

Publicado em 03/03/2015 às 11:29

dnews-files-2015-03-ceres-dawn-rotation-670x440-gif

Imagem via Nasa/JPL.

Está chegando o grande dia de mais um marco para a ciência. Na próxima sexta (6), a sonda Dawn, da Nasa, chegará à órbita do planeta anão Ceres.

Os cientistas querem saber se o corpo celeste possui água gelada em sua superfície. Lançada ao espaço em 2007, a Dawn vai passar 16 meses em Ceres enviando dados e imagens para a equipe de astrônomos e físicos aqui na Terra.

Ceres foi descoberto em 1801 por Giuseppe Piazzi e foi primeiro considerado um cometa, depois um planeta e por fim rebaixado para um asteroide. Só depois da nova classificação da Associação Astronômica Internacional em 2006 é que ele foi classificado como um planeta anão, assim como Plutão.

Ceres emite erupções de gelo na atmosfera. (Divulgação). Ceres emite erupções de gelo na atmosfera. (Divulgação).

Dawn começou a enviar imagens de Ceres em dezembro do ano passado, onde era possível ver um brilho dentro de uma das crateras. Segundo a diretora do Programa de Pequenos Corpos Espaciais, Carol Raymond, as razões para esses brilhos ainda seguem "um mistério".

Os brilhos em Ceres podem ser frutos de alguma atividade vulcânica, mas será necessário imagens mais aproximadas para se levantar alguma hipótese. Os cientistas também sabem que o planeta emite erupções de água na atmosfera.

O estudo do planeta anão ajudará a Nasa a compreender melhor como foi formado o nosso Sistema Solar. Ceres se encontra no chamado Cinturão de Asteróides, uma região com centenas de corpos celestes de tamanhos variados localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter.

A Dawn já estudou um outro corpo do cinturão entre 2011 e 2012, o asteroide Vesta, que tem 525 quilômetros de diâmetro. [Via Nasa, EFE, Space Discovery]

Primeiras imagens de Ceres chegaram em dezembro. (Divulgação). Primeiras imagens de Ceres chegaram em dezembro. (Divulgação).