WhatSpy: Aplicativo espião permite seguir passos dos usuários no WhatsApp

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 13/02/2015 às 10:54

Foto: AFP. Foto: AFP.

Depois do aplicativo espião para o Instagram foi lançada uma ferramenta espiã para o WhatsApp. O WhatSpy Public permite burlar as opções de privacidade do app para saber os passos dos seus contatos.

O app permite visualizar quando a pessoa acessou o WhatsApp e qual a sua imagem de perfil. É possível criar uma timeline dos passos do usuário através da ferramenta.

Segundo o holandês Maikel Zweerink, desenvolvedor do app, o WhatSpy Public se aproveita de uma falha de design do aplicativo. "A habilidade de seguir um estranho através de seu status é bem assustador e pode ser abusada", disse em entrevista ao The Mirror. Outros aplicativos já prometeram espionar atividades do WhatsApp, mas na verdade mostravam dados públicos de forma organizada. Esta é a primeira vez que uma ferramenta expõe dados privados.

Foto: Reprodução. Foto: Reprodução.

Zweerink diz que não se trata de um hack, mas apenas a exploração de uma falha do sistema do aplicativo.

O WhatsSpy Public está disponível para download na internet, mas pode ter vida curta à medida em que fica mais popular. Como explora uma falha grave do WhatsApp, a rede deverá lançar uma nova atualização em breve.

O WhatsApp é o maior aplicativo de mensagens do mundo, com mais de 700 milhões de usuários.