Space X lança satélite de observação climática para prever explosões solares

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/02/2015 às 12:16

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

A empresa privada norte-americana SpaceX lançou o foguete Falcon para colocar em órbita o Observatório do Clima Espacial Deep (DSCOVR, sigla em inglês). Ele ajudará a prever as perigosas explosões solares que causam prejuízos aqui na Terra.

LEIA MAIS

Nasa vai lançar submarino para Titã

As nuvens de partículas carregadas de radiação que o Sol lança no Espaço causam problemas na Terra, como a interrupção de serviços como o GPS, navegação aeroespacial, danos a satélites, danos a equipamentos elétricos em solo e até o fornecimento de energia.

O satélite começa a operar a 1,5 milhões de quilômetros de distância do Sol e sucederá a capacidade de outros do mesmo tipo que também tinham essa função. bO satélite levava o nome Triana, quando foi considerada pela primeira vez pela agência espacial norte-americana, a Nasa, no final de 1990. Naquela época, a sua principal missão seria olhar para a Terra a partir de uma longa distância.

O satélite fornecerá seis imagens espaciais diariamente que serão disponibilizadas para o público. Esses dados poderão ser usados por instituições e centros de pesquisa em todo o mundo. [Com Agência O Globo]